Atletas de Melgaço destacam-se em provas pelo país

Avatar photo
Destaque aos atletas naturais de Melgaço: Paulo Freitas, pelo pódio no Granfondo Figueira Champions Day 2024; e José Oliveira, enquanto Campeão Nacional em Marcha Atlética.


Publicidade

Paulo Freitas ‘quebrou o gelo’ de Fevereiro e subiu ao pódio do Granfondo Figueira Champions Day 2024

O ciclista melgacense Paulo Freitas conquistou o 2ª Lugar Master B na competição de Ciclismo de Estrada do Granfondo Figueira Champions Day 2024, que se disputou no dia 11 de Fevereiro na Figueira da Foz.

Num percurso muito exigente, com ascensão à Serra da Boa Viagem (na subida conhecida como “Enforca Cães”) e sob “condições climatéricas muito adversas”, o melgacense que representa as cores da equipa de Vagos Trepanelas Prifer cumpriu os 85 quilómetros do percurso em 2h26m a uma velocidade média de 34.8Km/h.

Antes da partida estava com tanto frio que esta foi a primeira prova que não fiz aquecimento, estive dentro do carro até escassos minutos da hora de partida! Assim, apesar de ter em plano fazer o percurso maior, optei por fazer o médio. Fiz bem, definitivamente não me dou bem com frio. Acabei gelado, não sentia os pés, não tinha força nas mãos para agarrar o bidão de água nem para tirar os géis do Jersey e quando terminei a prova tive de pedir ajuda para desapertar a fivela do capacete! Condições climatéricas à parte, correu tudo bem, geri quando tinha de gerir, resguardei-me o máximo que consegui nos muitos quilómetros rolantes contra o vento, ataquei nas subidas, não caí e ganhei o segundo lugar ao sprint, num final louco, com um grupo de 4 atletas (1 Elite, 1 Master A e 2 Master B ) que tinha “apanhado” e ultrapassado mesmo no topo do “Enforca Cães” mas a descer voltamos a unir e fomos juntos até ao final! Com os últimos quilómetros perigosos no meio do trânsito da cidade, que impossibilitava qualquer ataque, deixamos decisão para o sprint onde fui o 2º do grupo, atrás do atleta Elite, mas o primeiro dos “velhinhos”, recorda Paulo Freitas, em publicação nas redes sociais.

José Oliveira, natural de Prado, sagrou-se Campeão Nacional em Marcha Atlética

José Oliveira (Zé Augusto), natural da Freguesia de Prado, atualmente a residir em Peniche, onde representa o Clube Centro Popular Recreativo A-Do-Barbas-Atletismo (Maceira-Leiria), sagrou-se, no passado dia 4 de Fevereiro, Campeão Nacional de Marcha em Estrada 10 km, no seu escalão.

José Oliveira dedicou-se à prática do atletismo quando passou à aposentadoria e aconselha a todos, “jovens e menos jovens, a praticarem desporto para uma vida mais saudável”.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Melgaço promove atividades de valorização da Lampreia do Rio Minho

Artigo Seguinte

“É um verdadeiro escândalo!”: Esquire considera o Alvarinho Quinta do Regueiro Barricas “muito barato”

Pode também ler