2024 e alguns desafios (também) para “A Voz de Melgaço”

Avatar photo


Publicidade

No País, temos as eleições regionais nos Açores, as legislativas, em 10 de Março e as Europeias, em Maio. Muito da estabilidade ou instabilidade política vai depender essencialmente do resultado das eleições de 10 de Março.

Temos duas guerras que mais diretamente nos atingem: Ucrânia e Israel. Parecem estar para durar, infelizmente, sobretudo para os milhares de vítimas inocentes, bem como a destruição de cidades inteiras e o rasto de miséria que vai alastrando cada dia mais.

Pela positiva, temos o 5º Congresso Eucarístico Nacional, em Braga, de 31 de Maio a 2 de Junho, com o encerramento no Sameiro, após a peregrinação. Na Eucaristia, o sacramento dos sacramentos, está o melhor remédio para a luta contra o egoísmo e os interesses
instalados, e a força para uma vida com sentido e mobilizadora das melhores energias.

Em Melgaço, esperamos que o Parque Industrial de Alvaredo comece a funcionar e atrair empresas que criem emprego e riqueza na nossa terra. Bem necessitados estamos, pois é desolador verificar o despovoamento que acontece na nossa terra.
Para «A Voz de Melgaço» também há desafios importantes. Os custos aumentam, e as receitas de assinatura diminuem, porque vão morrendo assinantes de há muitos anos, e não surgem novos. A crise de leitura de jornais em papel fica bem espelhada no encerramento de vários semanários como «A Voz da Verdade», do Patriarcado de Lisboa, e as ameaças sobre jornais diários
como o «Jornal de Notícias» e outros. Procuraremos lutar para manter o jornal em papel, pelo menos mais 3 anos : 2024, 2025 e 2026, até cumprirmos 80 anos.

Entretanto, tentaremos verificar se é plausível a transição para o digital, onde já estamos, e verificaremos se se consegue uma fidelização mínima de aderentes pagantes que possa garantir a continuidade do projecto. Isto se Deus me der vida e saúde, pois não há quem esteja disposto a dar-se totalmente ao jornal, de forma abnegada e gratuita, mesmo que tenha proveitos para não precisar de um salário.

Este ano perdemos mais um grande amigo e benfeitor, de que falamos noutro texto: o Dr. Adriano Marques Magalhães. Mas esperamos que, em Deus, seja mais um intercessor a pedir por nós, que sentimos quanta ajuda nos vem de Deus. Quem tem alguma experiência da edição de jornais em papel, não compreende como ainda nos conseguimos manter vivos e com a qualidade de que o jornal, legitimamente, se pode ufanar. Só, realmente, com a ajuda divina e a presença de alguns particulares amigos, é que tal é possível. De entre eles, a plêiade de colaboradores, que muito nos orgulha e a quem vivamente agradecemos.

Imagens ilustrativas: Com IA Microsoft (joão martinho)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Há 50 anos que Melgaço inaugurou a Biblioteca Fixa Nº27: Do museu do lobo embalsamado ao ‘contrabando’ cultural do século XXI

Artigo Seguinte

Faleceu o Dr. Adriano Marques Magalhães, melgacense ilustre e grande amigo do jornal “A Voz de Melgaço”

Pode também ler

Começa hoje ‘o pai’ dos festivais em Portugal. Vilar de Mouros em contagem decrescente

Os grandes écrans do palco principal, em contagem decrescente, preparam-se para quatro dias de calor, música, pó e lama, cheiro a álcool, fast-food e a neblina húmida, matéria prima do festival minhoto que tem continuado a lutar para trazer o melhor som das nossas vidas. É uma verdadeira playlist do Spotify [ou do TIDAL para os mais puristas da música] em todas as dimensões e com a qualidade de som que cada banda quer.
Avatar photo
Ler mais