Publicidade
A dimensão dos países que compõem a Península Ibérica é francamente díspar, e se o confronto fosse territorial – e populacional, mas não será o determinante para o motivo em análise – Espanha ganharia com os seus 504 782 km², face aos singelos 92 149 km² de Portugal (e já a contar com as ilhas, para fazer mais número e aumentar o potencial).
Contudo, o aeroporto do Porto (Sá Carneiro) mereceu nota especial da Newsletter do jornal La Voz de Galicia pelo facto de bater o novo record de 15 milhões de passageiros/ano, o que significa, segundo o jornal “quinze vezes mais do que o Peinador”, o antigo aeroporto de Vigo. Certo que não será o principal aeroporto de Espanha, mas também o do Porto não será (até ver) o principal aeroporto de Portugal.
A notícia a que a Newsletter chama a atenção (que pode ler aqui, se for subscritor) diz que o aeroporto Francisco Sá Carneiro “deixou para trás os efeitos da pandemia, pulverizando o record de passageiros que estabeleceu em 2019, antes da explosão da COVId-19. Se então fechou o ano com 13,1 milhões de passageiros, no exercício recém terminado a terminal lusa superou os 15 milhões de usuários. são 2,4 milhões mais do que em 2022 e inclusivamente mais de 9 milhões que em 2021, quando a crise sanitária ainda tinha pleno impacto no sector aéreo”.
Curioso é que talvez uma parte dos viajantes que aterram no Porto queiram ir para a Galiza… a pé!
“Ao menos temos os peregrinos que fazem a viagem inversa. São os que fazem o Caminho Português de Santiago. Graças a essa rota, Tui afirma-se como o segundo lugar escolhido para ir a Compostela em busca de “la compostela” [o documento que certifica a realização do Caminho], destaca ainda o diário.
Viria o dia em que, de tanto esperarmos que o turismo espanhol (sobretudo galego) venha para a nossa região, em algum momento teríamos de mandar alguns para lá. E que as chegadas ao aeroporto do Porto sejam já mais do que uma vez e meia a população residente. Não ao mesmo tempo, que não seria saudável, mas a dar sinais de vida à economia e turismo do Norte do país.