Comunidades de seis países mostram tradições no Mercado Municipal de Melgaço a 4 de Novembro

Avatar photo
Representantes do Brasil, Venezuela, Ucrânia, Colômbia, Guine Bissau e de S. Tomé e Príncipe levarão para exposição uma mostra de usos, costumes e tradições dos países de origem e apresentarão ainda pratos e doçarias tradicionais, artesanato, ofícios e trabalhos manuais.


Publicidade

No próximo sábado, dia 4 de Novembro, decorrerá em Melgaço um encontro intercultural com e entre a comunidade migrante residente no concelho.

Os participantes, representantes do Brasil, Venezuela, Ucrânia, Colômbia, Guine Bissau e de S. Tomé e Príncipe levarão para exposição uma mostra de usos, costumes e tradições dos países de origem e apresentarão ainda pratos e doçarias tradicionais, artesanato, ofícios e trabalhos manuais.

A ação, a decorrer no Mercado Municipal pelas 11h, acontece no âmbito do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

O município de Melgaço é co-beneficiário, por tal, dinamiza algumas atividades, como a sessão informativa que decorreu no passado dia 21 outubro, o Encontro Intercultural que decorre a 4 novembro e o jogo de futsal intercultural, a ter lugar no próximo dia 18 novembro.

O objetivo deste projeto, passa pela promoção de diversas iniciativas que facilitem a inclusão de estrangeiros residentes no Alto Minho, criando também mecanismos que contribuam para melhorar a situação demográfica do território.

Workshops, sessões participativas, fóruns-debate em contexto escolar, oficinas, exposições, programas temáticos de rádio, um documentário e um congresso internacional para a igualdade e interculturalidade são algumas das acções contempladas.

 Algumas das iniciativas previstas no projeto AMAM permitirão capacitar equipas multidisciplinares e multilíngues para intervir na promoção e proteção dos direitos dos migrantes e envolver jovens voluntários na qualidade de tradutores e intérpretes de línguas.

Total
0
Partilhas
Please Login to Comment.

Artigo Anterior

Roussas também já protocolou nova vida para 284 hectares de floresta

Artigo Seguinte

Comédias do Minho trazem “Felizmente Sãozinha” a Melgaço entre os dias 9 e 12 de Novembro

Pode também ler

Entre as entidades que apenas cobram o ‘dízimo’ e os ativistas de Facebook, José Carlos Pires diz que “os caçadores são os únicos que cuidam do monte”

“Rio-me quando colegas nossos ou pessoas que vem à montanha e tiram fotografias de um veado, por exemplo, e as redes sociais vem com o discurso de não se colocar ou não dizerem onde estão, senão os caçadores vão lá e matam. É ridículo, porque nós [caçadores] passamos por eles todos os dias e desviamo-nos".
Avatar photo
Ler mais

Trilho do Mouro: Uma idílica forma de visitar as freguesias de montanha e o vale de um rio que nasce em Melgaço, em 18 quilómetros de natureza

O trilho do Mouro teve um investimento de cerca de 300 mil euros (apoiado por fundos comunitários no âmbito do FEDER/Norte 2020 na ordem dos 170 mil euros) e permite circular ao longo do vale do Rio Mouro, atravessando as aldeias de Cousso, Gave e Parada do Monte, num total de 18,4 quilómetros.
Avatar photo
Ler mais

Alvarinho: Paulo Cerdeira Rodrigues avança com aumento sobre mínimos a pagar (por quilo) para a colheita de 2023

O produtor e mentor dos vinhos QR quer somar mais ao “esforço” de 2022, no qual, “em vez de pagarmos a uva a 1 ou 1,05 euros o quilo, elevamos o preço para 1,25”. “Este ano estamos a pensar subir mais um pouco, para 1,50€. Será o nosso próximo mínimo e estamos dispostos a acompanhar o que aconteça na região”.
Avatar photo
Ler mais