Comédias do Minho trazem “Felizmente Sãozinha” a Melgaço entre os dias 9 e 12 de Novembro

Avatar photo
“Numa emissora onde nem tudo corre pelo melhor, a radionovela Felizmente Sãozinha — salvaguarda da falência, que há mais de seis anos faz as delícias dos ouvintes — aproximase do seu último episódio. Atores e locutores discutem entre si o futuro da emissora, trazendo para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos (…)


Publicidade

Depois da estreia, no concelho de Valença e apresentação em Paredes de Coura, a companhia de teatro itinerante Comédias do Minho traz o espetáculo a Melgaço (Vila, Roussas e Parada do Monte) entre os dias 9 e 12 de Novembro.

Felizmente Sãozinha transporta-nos para um dia de emissão nos tempos idos da rádio em Portugal, onde quatro radialistas condignos preparam, gravam e transmitem os muitos programas que fazem a rotina desta estação. Mas a grande missão das personagens é gravar o último episódio da radionovela que salvou a estação da falência nos últimos 6 anos. “Felizmente Sãozinha” é o grande sucesso da emissora e o fim da radionovela traz algumas incertezas à tona. Revelam-se dramas, intrigas, segredos e aspirações românticas – dentro e fora da cabine de gravação.

Pelo meio, um sem-termo de rubricas de uma rádio de outro tempo, que nos levam da necrologia à previsão astrológica, passando por um espaço de resolução de quezílias e, claro está, ao tão aguardado episódio final. Ao preparar, gravar e transmitir os muitos programas que fazem a rotina desta estação, as personagens embrenham-se num microcosmos de hierarquias, ambiguidades e pequenos atritos.

Manuel Tur e Gil Fesch (Apoio à Dramaturgia) esclarecem as intenções que os levaram a criar este espetáculo: “

“Felizmente Sãozinha é um objeto teatral que recupera, pela via da comédia, o universo simbólico da radionovela e parte da intenção de dar a ouvir. Simples e ludicamente. Apoiado num longo processo de investigação documental, tem, assim, por referência essa particular tradição elocutória que associamos ao teatro radiofónico: a importância atribuída à palavra, o respeito pelo idioma e uma extrema exigência quanto à articulação — o culto da voz. Traz ainda para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos, entregando-se, desse modo, a uma íntima reflexão acerca do processo de comunicação, num misto de encontros e descoincidências, acasos, simulacros, duplicações.

A cenografia de Filipe Tootill, os figurinos de Filipa Carolina e a sonoplastia de Joel Azevedo tornam este regresso aos anos cinquenta numa experiência estética completa. Entre o cómico e o saudosista, Felizmente Sãozinha transporta-nos para um espaço afetivo perdido no tempo, mas jamais esquecido.

Datas do espetáculo em Melgaço:

9 de novembro • 21h • Antiga Escola Primária de Roussas (Associação Os Cucos)
10 de novembro • 21h30 • Casa da Cultura de Melgaço
12 de novembro • 16h • Salão Paroquial de Parada do Monte

M12 / Entrada livre

Sinopse:

Ao longo de um dia de emissão nos tempos idos da rádio em Portugal, quatro radialistas condignos preparam, gravam e transmitem os muitos programas que fazem a rotina desta estação.
Numa emissora onde nem tudo corre pelo melhor, a radionovela Felizmente Sãozinha — salvaguarda da falência, que há mais de seis anos faz as delícias dos ouvintes — aproxima-se do seu último episódio. Atores e locutores discutem entre si o futuro da emissora, trazendo para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos, perscrutando encontros e descoincidências na comunicação, acasos, simulacros e duplicações. Pelo meio, um sem-termo de rubricas de uma rádio de outro tempo, que nos levam da necrologia à previsão astrológica, passando por um consultório sentimental, um espaço de resolução de quezílias e, claro está, o tão aguardado episódio final.
Entre o cómico e o saudosista, Felizmente Sãozinha transporta-nos para um lugar de culto, perdido no tempo mas nunca esquecido, onde o que se não deixa mostrar tão bem se vê ouvindo.

Ficha Artística
Encenação Manuel Tur A partir de textos de Bernardo Fortuna Apoio à Dramaturgia Gil Fesch Interpretação Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça e Sara Costa Desenho de Som e Sonoplastia Joel Azevedo Desenho de luz Vasco Ferreira Cenografia Filipe Tootill Figurinos Filipa Carolina Produção Comédias do Minho Agradecimento Oficina Criativa de Valença

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Comunidades de seis países mostram tradições no Mercado Municipal de Melgaço a 4 de Novembro

Artigo Seguinte

Dia Mundial do Enoturismo: Melgaço celebra com visitas e provas comentadas

Pode também ler