Há “Leilão de meretrizes” e desfile das “Noivas de Cristo”. Calma cultura ‘woke’, é apenas o Mercado Medieval de Melgaço

Avatar photo
A não perder é a grande novidade do programa de 2023, o Cortejo Histórico, que irá decorrer amanhã (12) pelas 17h e vai percorrer a Rua da Calçada e ruas do Mercado Medieval. A iniciativa conta com o envolvimento da comunidade, com participantes das várias freguesias do concelho, a quem foram atribuídos temas do período medieval para explorar de forma criativa.


Publicidade

Iniciou hoje, dia 11, as 11 horas, o Mercado Medieval de Melgaço. A recriação histórica (com algumas liberdades que o mundo moderno permite) dos tempos medievais vão preencher as ruas do centro histórico da Vila até domingo (dia 13), desde o Largo Hermenegildo Solheiro até às imediações da Torre de Menagem, passando pela Alameda Inês Negra, onde se concentra grande parte dos stands/tendas de venda de produtos locais e alusivos aos tempos medievos invocados.

Durante os três dias, a cada hora, há momentos animados pela Velha Lamparina, há Captura do Dragão e gaiteiros medievais, com Dolce Far Niente e Trouxa Mouxa; Música Medieval, com Loba Parda; Bruxedos e Esconjuros, com Voix de Ville, entre outros mini-espectáculos que animam a área da festa.

_autotone

Na noite de hoje, a partir das 24 horas, no Largo do Mercado Municipal, há espetáculo com Wilson Honrado, DJ conhecido da Rádio Comercial, que já animou alguns dos grandes festivais de música do país. Ainda no rol de DJs animadores do fim da noite das festas de Melgaço, amanhã, dia 12, a noite é de Fernando Alvim, que vem “passar discos” também a partir das 24h, ou quando o pano descer definitivamente após o concerto de Toy, que inicia pelas 22h30 e acaba… quando ele quiser.

A não perder é a grande novidade do programa de 2023, o Cortejo Histórico, que irá decorrer amanhã (12) pelas 17h e vai percorrer a Rua da Calçada e ruas do Mercado Medieval. A iniciativa conta com o envolvimento da comunidade, com participantes das várias freguesias do concelho, a quem foram atribuídos temas do período medieval para explorar de forma criativa.

No dia 13, último dia do Mercado Medieval, há dois espetáculos que criarão mais um atrativo ao centro da vila já vestida de história: O concerto de Mike da Gaita às 17 horas, no Largo Hermenegildo Solheiro, e o concerto de Cuca Roseta, às 22 horas, no Largo do Mercado Municipal.

No momento da abertura oficial do Mercado Medieval, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, deu nota de um “crescimento considerável de representação de produtores de Melgaço” e perspetivou “um fim de semana animadíssimo” em torno do Mercado Medieval.

“Conseguimos combinar o Mercado Medieval com aquilo que de mais contemporâneo se faz e esta mistura de oferta é muito boa. Acredito que vá trazer muita gente a Melgaço e vai encher a vila ao longo destes dias, estou convencido que vai ser um enorme sucesso”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Madre Auga: De Espanha (também) pode vir bom vento…

Artigo Seguinte

“As vindimas de 2023”, por Virgínia do Carmo Ferreira

Pode também ler

Entre as entidades que apenas cobram o ‘dízimo’ e os ativistas de Facebook, José Carlos Pires diz que “os caçadores são os únicos que cuidam do monte”

“Rio-me quando colegas nossos ou pessoas que vem à montanha e tiram fotografias de um veado, por exemplo, e as redes sociais vem com o discurso de não se colocar ou não dizerem onde estão, senão os caçadores vão lá e matam. É ridículo, porque nós [caçadores] passamos por eles todos os dias e desviamo-nos".
Avatar photo
Ler mais

“Contrabando de Letras”: José Velo (fundador do DRIL) recordado nos 50 anos da Biblioteca de Melgaço

José Velo Mosquera fundou o DRIL (Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação) com um grupo de exilados espanhóis e portugueses. No início de 1961 dirigiu, juntamente com o galego Soutomaior e o português [Henrique] Galvão, o sequestro do transatlântico Santa Maria, uma ação que visava denunciar internacionalmente as duas ditaduras ibéricas.
Avatar photo
Ler mais