Dia de Monção & Melgaço: Rota do Alvarinho renova imagem e apresenta soluções para conhecer melhor a sub-região

Imagem do avatar


Publicidade

A Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, criada para divulgar a tradição vitivinícola dos dois concelhos e dinamizar o enoturismo, constitui um pretexto para saborear os vinhos deste território e visitar os aderentes. Cumprindo com este propósito, este projeto singular tem agora uma imagem renovada e forte presença online em www.rotadoalvarinho.pt e nas redes sociais (facebook e instagram)!

O que pode procurar online e visitar no território

Adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus e empresas de animação turística unem-se para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de excelência.

Visitas às adegas, gastronomia típica, atividades de enoturismo, unidades de alojamento, comércios, espaços culturais, empresas de animação turística.

A sub-região de Monção & Melgaço distingue-se, claramente, como o local de origem e de excelência do vinho alvarinho. Nascido num terroir único no mundo. Proveniente de uma casta singular. Fruto de uma produção muito limitada e, por isso, exclusiva. Criado por homens que amam o culto da vinha e a excelência do vinho. Assim é o alvarinho de Monção & Melgaço. Equilibrado, ímpar e original!

Ao percorrer as sinuosas estradas que emergem na paisagem, podemos apreciar as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num microclima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha.

O Solar do Alvarinho, conhecido como a Casa Mãe da Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, é o ponto de informação enoturístico em Melgaço, assumindo-se como o local privilegiado para canalizar as visitas para os aderentes e outros pontos de interesse, como centros de artesanato, produtos locais, património edificado ou atividades e experiências no território.

O edifício seiscentista que alberga o Solar do Alvarinho, também conhecido como “edifício dos três arcos”, está inserido mesmo no coração do centro histórico da Vila de Melgaço. Foi inaugurado em 1997, com o propósito de colmatar a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho alvarinho. Para além de servir como montra de promoção e exposição do vinho alvarinho, o Solar dispõe de informação diversa sobre o vinho e a região, bem como elementos relativos aos diferentes produtores, promove provas de vinhos, artesanato e vende vinho alvarinho e outros produtos típicos locais. Organiza ainda “Alvarinhos de Honra” para grupos.

Saiba-se que, recentemente, foi alvo de profundas obras de reabilitação, com o objetivo de dotar os vários espaços do edifício de maior flexibilidade de uso, criando uma sinergia entre os mesmos, para que a experiência dos visitantes fosse o mais qualificada possível, tornando também o espaço acessível a todos. O investimento foi na ordem dos 298.920,00 EUR (financiamento do Turismo de Portugal, programa VALORIZAR, de aproximadamente 152 mil euros) e o processo de reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.

Sexta-feira, dia 7 de junho: Dia de Monção & Melgaço, a “Origem do Alvarinho”

A data foi simbolicamente fixada aquando da publicação da Portaria n.º 152/2015, que consagra o Acordo no Regulamento do Vinho Verde.

Nesta altura, ficou definido que a menção à casta alvarinho poderia ser usada na rotulagem em toda a região dos vinhos verdes e não apenas em Monção e Melgaço. Em 2021, o acordo adquiriu plenos efeitos e a região passou a utilizar a designação “Vinho Verde Alvarinho”, enquanto os da sub-região de Monção & Melgaço passaram a ostentar um selo diferenciador.

O dia 7 de junho assinala, assim, a conquista dos produtores que viram reconhecida, através da atribuição de uma marca e de um selo, a exclusividade, a autenticidade, a origem, e a qualidade dos vinhos produzidos em Monção e Melgaço, certificando que a sub-região está na origem da casta alvarinho que, no nosso território, assume características únicas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Dia de Monção & Melgaço: APA promove celebrações no Porto com prova coletiva na Escola do Vinho

Artigo Seguinte

Cinco empresas de Melgaço distinguidas com o prémio PME Líder do IAPMEI

Pode também ler

MDOC 2024: Candidatura de filmes encerra a 19 de Maio. 10ª Edição aborda a “Revolução” em diferentes geografias

Trará “Cinema e Revolução” para a mesa de trabalhos abordando temas diversificados e várias geografias (como a Democracia em Vertigem do Brasil; Chile, em busca das imagens dos sonhos; Reflexos e memórias da transição espanhola; as Revoluções nas paisagens...). Será dada particular importância às cinematografias que abordaram o cinema e a revolução em países como Espanha, Brasil, Chile e nos países africanos de expressão de língua portuguesa.
Imagem do avatar
Ler mais