Em declarações a este jornal em setembro de 2023, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, refutava a contestação de alguns grupos populares e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que – vocalizados pelo impacto mediático que teve, à altura, a denúncia feita no programa da RTP A Prova dos Factos, de março de 2023 – pediam a destruição da infraestrutura que daria forma ao espelho de água de Castro Laboreiro, junto às margens do rio. O autarca defendia o projeto, assegurando que a intervenção pretendia “que o espaço que lá está fique melhor”.

“Contrariamente ao que se diz, que estamos ali a cometer um atentado ambiental, com a reconstrução de margem e a colocação de uma galeria ripícola, estamos a dar ao Laboreiro, naquele espaço concreto, a qualidade que ele não tinha. É isso que temos dito às entidades”, esclarecia.
Quase dois anos depois, o edil volta a dar nota de intervenções no centro da vila castreja e com o espelho de água a vencer a ‘batalha’ da destruição que lhe era anunciada, bastando para isso fazer alguns ajustes de dimensão para merecer aval da APA.
Sobre as necessidades de intervenção e adaptação da estrutura destinada ao espelho de água, Manoel Batista começa por esclarecer que a directriz “não exige destruir nada” para merecer aprovação plena das entidades.
“Tem ali um ligeiro ajustamento na configuração. Será colocada uma pequena parede interior, que permite que uma parte do espelho de água atual fique ligeiramente reduzida e ficará assim alinhado com a APA. É isso que vai acontecer”, frisa.
O que é que se perde em relação ao desenho atual?
“O que está construído fica. O que acontecerá agora é que um canto, em bico, vai desaparecer. Será construído um muro interior e essa parte aterrada. Ficará ligeiramente mais pequeno, para respeitarmos a questão da distância da margem ao leito, mas faz-se isso sem destruir nada, apenas ajustando um pouco a dimensão do espaço da água”, concretiza, novamente em declarações a este jornal, em agosto do corrente ano.

Leia a notícia na íntegra, na edição impressa de setembro do jornal "A Voz de Melgaço".