Bruno Ribeiro, um entusiasta da fotografia de natureza, momentos e eventos do concelho de Melgaço – alguns dos quais já fizemos referência, em entrevista que pode recordar aqui – voltou a captar um momento raro na manhã de hoje: um arco-íris duplo, no crepúsculo matinal, com a neblina em fundo e um semicírculo tão perfeito que parece parte de um portal para outra dimensão.
A meteorologia parece dar alguma trégua, quando faltam 6 dias para a Primavera, pelo que parece um prenúncio de mudança… Mas estamos no Alto Minho, é muito provável que, em plena estação primaveril, acordemos com o topo das serras cobertas de branco e uma publicação do sr. Adílio [d’A Castrejinha] a fazer um ponto de situação de circulação e vídeo correspondente em Castro Laboreiro.
José Velo Mosquera fundou o DRIL (Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação) com um grupo de exilados espanhóis e portugueses. No início de 1961 dirigiu, juntamente com o galego Soutomaior e o português [Henrique] Galvão, o sequestro do transatlântico Santa Maria, uma ação que visava denunciar internacionalmente as duas ditaduras ibéricas.
“Rio-me quando colegas nossos ou pessoas que vem à montanha e tiram fotografias de um veado, por exemplo, e as redes sociais vem com o discurso de não se colocar ou não dizerem onde estão, senão os caçadores vão lá e matam. É ridículo, porque nós [caçadores] passamos por eles todos os dias e desviamo-nos".