Fim-de-semana de neve e gastronomia em Melgaço

Imagem do avatar


Publicidade

É com uma promessa de neve na serra que Melgaço inaugura o seu fim-de-semana gastronómico, que começa hoje (dia 23) e se estende até domingo, 25 de fevereiro. A paisagem veste-se da melhor forma para enriquecer o contexto e o apetite para as iguarias do território: Bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno e o tradicional bucho doce são as propostas para o Fim de Semana Gastronómico.

Município de Melgaço associa-se mais uma vez ao evento promovido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e elaborou um programa paralelo para quem visite o concelho nestes dias, destacando-se um desconto especial de 10% nos alojamentos aderentes e visitas aos espaços museológicos com entrada gratuita.

O evento conta nesta edição (a XV) com a adesão de 12 restaurantes do concelho: Adega do Sabino; Foral de Melgaço; Mira Castro; Mini-Zip; Miradouro do Castelo; O Adérito; O Brandeiro; Tasquinha Castreja; Tasquinha da Portela; Verde Minho e O Laboreiro.

Nestes espaços, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de excelentes refeições e serão, ainda, brindados com um copo de alvarinho de Melgaço, como forma de agradecimento pela visita.

O destino de natureza mais radical de Portugal, em colaboração com diversas entidades da região, promove uma série de atividades, tais como uma experiência com os Pescadores – “A lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, em que os turistas poderão vivenciar toda a arte da pesca artesanal nas milenares pesqueiras do rio Minho, onde os guias serão os próprios pescadores. Mas, também, uma experiência com o Apicultor – “Abelhas Mansas”, onde os participantes poderão interagir diretamente com as abelhas mansas sem qualquer uso de fato e, ainda, a experiência “Cabrinhas Felizes”, uma visita à ordenha da queijaria Prados de Melgaço, com provas de queijo cabra de fabrico artesanal, cuja qualidade extrema resulta dos processos de produção pecuária assentes no bem-estar animal, onde as cabras são criadas num autêntico SPA, com massagens e música relaxante. E sendo este um fim de semana dedicado à gastronomia, juntam-se também nesta edição as Roscas de Melgaço – doçaria tradicional, que estarão de portas abertas a todos os turistas que quiserem conhecer os seus produtos.

O Município convida ainda os turistas a explorarem a Rede Melgaço Museus, com a oferta de entrada gratuita nas diversas instalações que compõe a Rede: o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, o Museu do Cinema Jean Loup-Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, mas, também, a conhecerem a “Porta de Lamas de Mouro” do Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma estrutura de receção, interpretação, animação e educação ambiental, e a rede de percursos pedestres.

Para os amantes de desportos radicais a sugestão é uma atividade de rafting no Rio Minho, que inclui a degustação de vinhos alvarinho.

10% DE DESCONTO NO ALOJAMENTO

Os turistas que nestes dias escolham Melgaço para pernoitar terão 10% de desconto no alojamento para as noites de sexta e sábado, nos espaços aderentes, nomeadamente: Casa da Cevidade; Quinta de Remoães; Melgaço Alvarinho Houses; Hotel Boavista; Monte Prado Minho Hotel & Spa; Hotel MiraCastro; Quinta do Reguengo; Casa Fonte do Carvalhinho; Casa do Xisto; Casa da Bica; Casa do Castanheiro; Casa do Piorno; Solar do Castelo; Casa dos Barreiros; Casa das Pesqueiras; Casa da Costa; Casa das Bouças; Miradouro do Castelo; Casa do Rego; Casa da Assureira; Bungalows da Peneda (Parque de campismo de Lamas de Mouro); e Peso River House. Aconselha-se a efetuar reserva com antecedência.

Programa de animação e informações relativas às várias entidades disponíveis aqui.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Edições do jornal “A Voz de Melgaço” de 2023 em PDF já disponíveis

Artigo Seguinte

Esta câmara é um verdadeiro ‘Big Brother’ sobre a biodiversidade em Melgaço

Pode também ler

MDOC 2024: Alvaredo é a freguesia em foco do projeto “Quem somos os que aqui estamos?”

(…) em Alvaredo, a cultura, forma de vida, joga-se e trabalha-se. Assim a história se recria, mastiga e transforma. Está nestes campos de Alvarinho, que já foi milho, que já foram maçãs, que já foram milho também ainda antes, que são este movimento de um chão em convulsão. Aqui, canais velhos alimentam novos regadios; aqui estão o rio e a montanha...
Imagem do avatar
Ler mais

Eurodeputado visitou Sub-Região de Monção e Melgaço e ataca burocracia

“Uma burocracia que existe em termos das exportações e em pequenas coisas que nós nem vemos. Um exemplo simples: a certificação de uma balança. A Câmara de Melgaço certifica as balanças mais pequenas. A seguir, a partir de determinado peso, é a Câmara de Valença e, depois, ainda há um instituto nacional que faz a certificação de outros. Três entidades diferentes, quando uma única poderia fazer tudo”.
Imagem do avatar
Ler mais