Esta câmara é um verdadeiro ‘Big Brother’ sobre a biodiversidade em Melgaço

Avatar photo


Publicidade

Escondida próxima de um trilho nos montes de Pomedelo, onde passam diariamente (e até de noite) animais que nos são mais comuns – garranos e vacas de raça Cachena com as suas crias – é muitas vezes quando o sol de põe que esta ‘câmara de caça’ capta momentos onde a vida selvagem se mostra.

Há olhares curiosos de corços, passagens discretas de lobos, olhares de texugos, na sua descontraída caminhada e busca de sustento. Do lado da câmara não há um operador furtivo, escondido de camuflado ou tenda a fazer lembrar os disfarces a que [Sir] David Attenborough nos habituou nos incontornáveis documentários da BBC, mas simplesmente uma câmara ‘atenta’ aos movimentos que atravessam o seu raio de ação.

O Lobo-ibérico, enquanto uma das espécies mais raras e protegidas no Parque Nacional Peneda-Gerês, é um dos transeuntes desta ‘avenida’ natural em que o trilho se tornou, com a sua última passagem de dois exemplares ocorrida ainda na última semana, como nos garante Fernando Pereira, natural de Lobiô, que tem um canal no YouTube (onde pode ver outros vídeos e seguir quando houver novos conteúdos, veja aqui). Abaixo está o vídeo mais recente, da passagem dos lobos:

Abaixo tem mais alguns dos vídeos do canal, do ano passado, de outros momentos de passagem dos mais variados animais. Não tem resolução 4k, mas é dos melhores testemunhos da vida selvagem em Melgaço, libertados no Youtube:


Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Fim-de-semana de neve e gastronomia em Melgaço

Artigo Seguinte

Freguesias em discurso direto: Roussas

Pode também ler

Alvarinho: Paulo Cerdeira Rodrigues avança com aumento sobre mínimos a pagar (por quilo) para a colheita de 2023

O produtor e mentor dos vinhos QR quer somar mais ao “esforço” de 2022, no qual, “em vez de pagarmos a uva a 1 ou 1,05 euros o quilo, elevamos o preço para 1,25”. “Este ano estamos a pensar subir mais um pouco, para 1,50€. Será o nosso próximo mínimo e estamos dispostos a acompanhar o que aconteça na região”.
Avatar photo
Ler mais