Esta câmara é um verdadeiro ‘Big Brother’ sobre a biodiversidade em Melgaço

Imagem do avatar


Publicidade

Escondida próxima de um trilho nos montes de Pomedelo, onde passam diariamente (e até de noite) animais que nos são mais comuns – garranos e vacas de raça Cachena com as suas crias – é muitas vezes quando o sol de põe que esta ‘câmara de caça’ capta momentos onde a vida selvagem se mostra.

Há olhares curiosos de corços, passagens discretas de lobos, olhares de texugos, na sua descontraída caminhada e busca de sustento. Do lado da câmara não há um operador furtivo, escondido de camuflado ou tenda a fazer lembrar os disfarces a que [Sir] David Attenborough nos habituou nos incontornáveis documentários da BBC, mas simplesmente uma câmara ‘atenta’ aos movimentos que atravessam o seu raio de ação.

O Lobo-ibérico, enquanto uma das espécies mais raras e protegidas no Parque Nacional Peneda-Gerês, é um dos transeuntes desta ‘avenida’ natural em que o trilho se tornou, com a sua última passagem de dois exemplares ocorrida ainda na última semana, como nos garante Fernando Pereira, natural de Lobiô, que tem um canal no YouTube (onde pode ver outros vídeos e seguir quando houver novos conteúdos, veja aqui). Abaixo está o vídeo mais recente, da passagem dos lobos:

Abaixo tem mais alguns dos vídeos do canal, do ano passado, de outros momentos de passagem dos mais variados animais. Não tem resolução 4k, mas é dos melhores testemunhos da vida selvagem em Melgaço, libertados no Youtube:


Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Fim-de-semana de neve e gastronomia em Melgaço

Artigo Seguinte

Freguesias em discurso direto: Roussas

Pode também ler

Há 50 anos que Melgaço inaugurou a Biblioteca Fixa Nº27: Do museu do lobo embalsamado ao ‘contrabando’ cultural do século XXI

“Depois de descerrar uma lápida, esteve por instantes numa das salas dedicada ao Museu, onde apenas se encontra um lobo embalsamado. Alguém esclareceu, então, o Chefe do Estado de que aquela, por agora, era a única peça do museu, facto que levou o presidente a comentar: - Quer dizer que o museu só tem um lobo a guardá-lo”.
Imagem do avatar
Ler mais