Ministra da Coesão Territorial inaugura 1ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo no dia 9 de Janeiro

Avatar photo
A manhã do dia 9 ficará ainda marcada pelo lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração, a ter lugar na Quinta de Soalheiro.


Publicidade

Na próxima terça-feira (9 de janeiro),pelas 09h30, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcará presença para a inauguração oficial da 1ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA). O projeto representa um investimento de 2.711.820,22€, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

A manhã do dia 9 ficará ainda marcada pelo lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração, a ter lugar na Quinta de Soalheiro.

O projeto abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m². 

Relativamente à 2ª fase da obra, está já finalizado o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP). 

O lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração tem como objectivo a requalificação da Zona Industrial de Penso (ZIP), através da criação de espaços de demonstração, posicionando Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial, alinhando-se com as novas agendas climáticas e digitais.

Recorde-se que a candidatura para este projeto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada em janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões e dotarão a ZIP e ZEA de condições energéticas e tecnológicas de excelência. 

Recorde-se que, de um total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram selecionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.

Foto de destaque: Momento de uma visita anterior a Melgaço (em Cevide, Novembro de 2021) 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Misericórdia de Melgaço apresentou “o maior investimento da sua história”: Há mais de 5 milhões para aplicar até 2025

Artigo Seguinte

Galiza: Menos mal que lhes ‘queda’ Portugal!

Pode também ler