Foto: Luís Borges
A PESQUEIRAS – Associação de Pescadores do Rio Minho e a Asociación do rio Miño Ignácio Gago, juntamente com o Município de Melgaço, inauguram, no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 18 horas, na Casa da Cultura, a Exposição coletiva “As artes de pesca nas pesqueiras do rio Minho”.
Constituem parte da exposição 30 fotografias do fotógrafo Luís Borges no âmbito de um trabalho desenvolvido pelo Projeto Raízes com a Associação de Pescadores das Pesqueiras do rio Minho, 7 fotografias muito antigas, algumas do início do século XX, que retratam a ligação das populações de Arbo ao rio Minho e à pesca nas pesqueiras e um conjunto de 16 painéis que constituem o Plano Del rio Miño da Comisión Internacional de Limites entre Espanha e Portugal datado de 1898, onde estão sinalizadas as pesqueiras dos dois lados do rio até àquela data. Estes últimos pertencentes à Asociación do rio Miño Ignácio Gago (Arbo).
Integram, também, esta exposição um conjunto de esculturas do artesão de Arbo, Vicente López Martinez.
Durante a sessão haverá a demonstração ao vivo do trabalho das redes de pesca por um grupo de 18 participantes na Oficina “Vamos aprender a fazer as redes de pesca das pesqueiras do rio Minho?” promovida pelo Projeto Raízes com a Associação de Pescadores das Pesqueiras do rio Minho.
Para animar não faltarão concertinas e o entoar do hino ao rio Minho promovido pela Associação de Pescadores.