Castro Laboreiro acolheu assinatura de protocolo cultural de 150 mil euros com Comédias do Minho

Imagem do avatar


Publicidade

Teve lugar no dia 6 de maio, em Castro Laboreiro, a cerimónia de assinatura dos novos contratos-programa de apoio às Comédias do Minho. O momento reuniu os presidentes dos cinco municípios do Vale do Minho — Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira — e a diretora-geral das Comédias do Minho, Fátima Alçada, numa clara demonstração de compromisso político e institucional com a continuidade deste projeto cultural em rede.

Os contratos agora firmados estabelecem um apoio anual global de 150 mil euros, representando um aumento de 50% no contributo de cada município face ao acordo anterior. Este reforço financeiro espelha não só o reconhecimento do impacto cultural e social que as Comédias do Minho têm vindo a consolidar ao longo dos últimos 20 anos, com uma programação artística próxima, inovadora e participativa, como também a consciência de que o atual contexto económico e social exige respostas mais robustas.

Depois de anos de estabilidade contratual, os municípios reconhecem que o mundo mudou — e que o valor do trabalho cultural deve acompanhar essa transformação.

Este novo compromisso garante a continuidade, qualidade e ambição de um projeto cultural profundamente enraizado no território, preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

Criada em 2003, a Comédias do Minho afirma-se como um projeto cultural ímpar no panorama nacional, nascido da colaboração entre os cinco municípios do Vale do Minho. Assente num modelo de criação e difusão cultural em rede, tem promovido ao longo de mais de duas décadas uma intensa atividade de programação teatral, formação, mediação cultural e envolvimento comunitário, reforçando a identidade cultural da região e aproximando a arte das suas comunidades.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Arbo promove campanha internacional ‘Quere o teu Mercado’ com sorteio de cabazes

Artigo Seguinte

ESDL-IPVC celebra 14 anos esta sexta-feira com homenagem a Jorge Dantas

Pode também ler

Melgaço em Festa: Freguesias convocadas a participar em inédito Cortejo Histórico

A curiosa novidade da edição de 2023 é o Cortejo Histórico, no dia 12 de agosto, que pretende retratar a ocupação humana do território, designadamente cinco épocas que deixaram marcas históricas e que representam as raízes culturais do concelho: o Paleolítico, a Idade do Bronze, a Antiguidade Clássica (Romanização), a Idade Medieval e a Idade Contemporânea.
Imagem do avatar
Ler mais

O melhor ‘casamento’ entre Norte e Centro: RCVA reafirmou geminação com Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

“Foi um evento muito especial e de excelente convívio confrádico entre as 20 confrarias participantes com uma ótima anfitriã. Agradecemos aos produtores de Monção e Melgaço que apoiaram a nossa participação com os seus espumantes, permitindo um momento único de harmonização com os ovos moles de Aveiro”
Imagem do avatar
Ler mais

Melgaço já tem gás natural e a um passo de produzir a sua própria energia verde para inserir na rede

“Foi um dia bonito, porque temos em Melgaço uma energia limpa e que, contrariamente àquilo que se dizia há dois ou três anos atrás, é muito importante para o desenvolvimento dos territórios. Para Melgaço foi um privilégio acompanhar este processo ao longo destes últimos dez anos. Desde 2014 que acompanho este processo e Melgaço foi absolutamente essencial para que o processo desbloqueasse.
Imagem do avatar
Ler mais