A equipa Feminina Sub-17 do Sport Clube Melgacense sagrou-se Campeã Distrital de futebol de 11 e segue, com uma sólida vitória em 13 dos 16 jogos da 1ª Fase da Série B, para a 2ª Fase de apuramento de campeão do Campeonato Interdistrital, uma joint-venture entre a Associação de Futebol de Viana do Castelo e a Associação de futebol de Braga.
Paul Rodrigues, treinador principal, Henrique Silva, treinador-adjunto, e Rita Sérvio, jogadora, fazem uma radiografia a este escalão de formação que, segundo indicam, é dos que move mais adeptos de todas as equipas do clube em competição.
Num contexto geográfico onde “não é fácil trazer gente de Monção ou de Valença” para a competição, a equipa Sub-17 conta já com oito atletas de fora.
“Os resultados também ajudam sempre. As miúdas de fora veem que a equipa feminina de Melgaço tem sucesso e querem fazer parte. Com o trabalho que elas fizeram e que está a ser feito, conseguimos sempre trazer mais uma ou outra. A nível de condições podemos sempre melhorar, se houvesse transportes para as que vem de fora, conseguíamos trazer mais gente”.
Paul Rodrigues
Para trás, o palmarés não podia ser melhor para o escalão feminino, que tem sido vencedor (ou quase) nos últimos três anos. Para já, com 39 pontos, mais três que o rival direto OFC Antime (36), assegurou mais um momento para o troféu distrital.
Em síntese, o que se passa é que as novas gerações precisam, em contemporaneidade com o seu tempo, de novas e mais estimulantes plataformas para ler/ver o que se passa na sua terra assim como o que se passa no mundo. Ao minuto.
As cinco empresas melgacenses distinguidas representam um volume de negócios de 18,1 milhões de euros (em 2023) e um volume de exportações de 8,8 milhões de euros, no mesmo período.