Fim-de-semana de neve e gastronomia em Melgaço

Avatar photo


Publicidade

É com uma promessa de neve na serra que Melgaço inaugura o seu fim-de-semana gastronómico, que começa hoje (dia 23) e se estende até domingo, 25 de fevereiro. A paisagem veste-se da melhor forma para enriquecer o contexto e o apetite para as iguarias do território: Bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno e o tradicional bucho doce são as propostas para o Fim de Semana Gastronómico.

Município de Melgaço associa-se mais uma vez ao evento promovido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e elaborou um programa paralelo para quem visite o concelho nestes dias, destacando-se um desconto especial de 10% nos alojamentos aderentes e visitas aos espaços museológicos com entrada gratuita.

O evento conta nesta edição (a XV) com a adesão de 12 restaurantes do concelho: Adega do Sabino; Foral de Melgaço; Mira Castro; Mini-Zip; Miradouro do Castelo; O Adérito; O Brandeiro; Tasquinha Castreja; Tasquinha da Portela; Verde Minho e O Laboreiro.

Nestes espaços, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de excelentes refeições e serão, ainda, brindados com um copo de alvarinho de Melgaço, como forma de agradecimento pela visita.

O destino de natureza mais radical de Portugal, em colaboração com diversas entidades da região, promove uma série de atividades, tais como uma experiência com os Pescadores – “A lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, em que os turistas poderão vivenciar toda a arte da pesca artesanal nas milenares pesqueiras do rio Minho, onde os guias serão os próprios pescadores. Mas, também, uma experiência com o Apicultor – “Abelhas Mansas”, onde os participantes poderão interagir diretamente com as abelhas mansas sem qualquer uso de fato e, ainda, a experiência “Cabrinhas Felizes”, uma visita à ordenha da queijaria Prados de Melgaço, com provas de queijo cabra de fabrico artesanal, cuja qualidade extrema resulta dos processos de produção pecuária assentes no bem-estar animal, onde as cabras são criadas num autêntico SPA, com massagens e música relaxante. E sendo este um fim de semana dedicado à gastronomia, juntam-se também nesta edição as Roscas de Melgaço – doçaria tradicional, que estarão de portas abertas a todos os turistas que quiserem conhecer os seus produtos.

O Município convida ainda os turistas a explorarem a Rede Melgaço Museus, com a oferta de entrada gratuita nas diversas instalações que compõe a Rede: o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, o Museu do Cinema Jean Loup-Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, mas, também, a conhecerem a “Porta de Lamas de Mouro” do Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma estrutura de receção, interpretação, animação e educação ambiental, e a rede de percursos pedestres.

Para os amantes de desportos radicais a sugestão é uma atividade de rafting no Rio Minho, que inclui a degustação de vinhos alvarinho.

10% DE DESCONTO NO ALOJAMENTO

Os turistas que nestes dias escolham Melgaço para pernoitar terão 10% de desconto no alojamento para as noites de sexta e sábado, nos espaços aderentes, nomeadamente: Casa da Cevidade; Quinta de Remoães; Melgaço Alvarinho Houses; Hotel Boavista; Monte Prado Minho Hotel & Spa; Hotel MiraCastro; Quinta do Reguengo; Casa Fonte do Carvalhinho; Casa do Xisto; Casa da Bica; Casa do Castanheiro; Casa do Piorno; Solar do Castelo; Casa dos Barreiros; Casa das Pesqueiras; Casa da Costa; Casa das Bouças; Miradouro do Castelo; Casa do Rego; Casa da Assureira; Bungalows da Peneda (Parque de campismo de Lamas de Mouro); e Peso River House. Aconselha-se a efetuar reserva com antecedência.

Programa de animação e informações relativas às várias entidades disponíveis aqui.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Edições do jornal “A Voz de Melgaço” de 2023 em PDF já disponíveis

Artigo Seguinte

Esta câmara é um verdadeiro ‘Big Brother’ sobre a biodiversidade em Melgaço

Pode também ler

Eurodeputado visitou Sub-Região de Monção e Melgaço e ataca burocracia

“Uma burocracia que existe em termos das exportações e em pequenas coisas que nós nem vemos. Um exemplo simples: a certificação de uma balança. A Câmara de Melgaço certifica as balanças mais pequenas. A seguir, a partir de determinado peso, é a Câmara de Valença e, depois, ainda há um instituto nacional que faz a certificação de outros. Três entidades diferentes, quando uma única poderia fazer tudo”.
Avatar photo
Ler mais