Comédias do Minho abre concurso para a criação de textos dramatúrgicos

Imagem do avatar


Publicidade

De 1 a 31 de outubro de 2024, as Comédias do Minho tem abertas candidaturas para a criação de textos dramatúrgicos, com o objetivo de selecionar cinco propostas que serão encenadas e apresentadas na XV edição do FITAVALE – Festival Internacional de Teatro do Vale do Minho, a decorrer em maio de 2025. 

open call destina-se a dramaturgos emergentes ou com carreira em vias de consolidação e oferece uma bolsa global no valor de 10 mil euros.

O FITAVALE, que envolve as comunidades dos cinco municípios que constituem as Comédias do Minho – Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, é um projeto que incentiva a mistura e o cruzamento de experiências entre profissionais e amadores de teatro, promovendo uma rica e inspiradora colaboração artística.

“Acreditamos que, num mundo cada vez mais categorizado, cruzar trajetórias e descobrir novas formas de expressão são fundamentais. Queremos que esta open call seja uma oportunidade para que dramaturgos profissionais  se envolvam de forma criativa com as nossas comunidades amadoras”, afirma Fátima Alçada, diretora-geral das Comédias do Minho.

As candidaturas podem ser submetidas até 31 de outubro de 2024 e os resultados serão anunciados a 15 de novembro de 2024. Cada um dos cinco dramaturgos selecionados receberá uma bolsa de 2000 euros, valor que inclui os direitos de autor e todos os custos associados a deslocações e acolhimento.

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail geral@comediasdominho.com ou formalizadas em www.comediasdominho.com, acompanhadas de um excerto de um texto dramatúrgico já existente (mínimo de três páginas e máximo de cinco), nota biográfica e uma nota de intenções.

Sobre as Comédias do Minho

As Comédias do Minho são uma associação cultural fundada em 2003, que atua nos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. A sua intervenção desenvolve-se em três áreas principais: criação artística, mediação cultural e práticas artísticas comunitárias. Com um forte envolvimento das populações locais, a associação tem como missão promover a coesão territorial e a inclusão cultural, com especial enfoque no teatro e em projetos que aproximam a arte das comunidades.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Sport Clube Melgacense iniciou época 2024/2025 em equilíbrio

Artigo Seguinte

Dafonte, o artesão de Bande que coze peças de barro com excrementos de ovelha e cria peças únicas da tradição galaico-portuguesa

Pode também ler