Publicidade
fotos candidatos: Pedro Pina (RTP)
Parada do Monte e Cubalhão, Cousso e Gave, claramente à direita, deram voto a Sebastião Bugalho
No mapa resultante das eleições para o Parlamento Europeu, decorridas ontem (9 de Junho), o distrito de Viana do Castelo pintou-se de ‘laranja’ em sete dos dez concelhos alto-minhotos, dando 36,8% dos votos à Aliança Democrática (AD) e 30,9% ao Partido Socialista.
Os restantes três concelhos do Alto Minho alinharam-se com a predominância rosa do Centro e Sul do país (à exceção de Leiria, onde a AD também ganhou por margem expressiva), fazendo parte do grupo que terminou a noite eleitoral com mais eurodeputados no parlamento europeu.
Melgaço, Paredes de Coura e Viana do Castelo foram as ilhas rosa no distrito, com o concelho mais a Norte de Portugal a contribuir para a vitória da ex-Ministra da Saúde, Marta Temido, que encabeçou a lista socialista para o parlamento europeu.
E ainda sobrou para os mais pequenos, mas já muito abaixo dos dois ‘favoritos’ da corrida: O Chega também foi a terceira força mais votada, com 246 votos e a Iniciativa Liberal seguiu (mais ou menos) no encalço, com 173.
Abaixo, mas bem longe, ficaram Bloco de Esquerda (70), ADN (52) e Livre (50), acima da meia centena de votos e os restantes (ver lista abaixo), já com números residuais, abaixo dos 50 votos.
A União de Freguesias de Parada do Monte e Cubalhão e as freguesias de Gave e Cousso continuam irredutíveis na bolsa de ar social-democrata que tem segurado a bandeira laranja no concelho. Parada do Monte e Cubalhão fazem-no de forma clara ao dar expressiva vantagem (no seu universo de eleitores) à lista da coligação, com 108 votos, face aos magros 38 votos que o PS arrecadou. O voto foi à direita, mas não toda. O Chega colheu daquela União de Freguesias uns muito residuais 5 votos, abaixo da Iniciativa Liberal e do ADN.
A abstenção continua a ser a grande vencedora. Mais de 70% dos eleitores melgacenses não participaram do sufrágio que tem inscritos, à altura deste acto eleitoral, 9623 eleitores.
Deputados eleitos (por partido):
Partido Socialista (PS) elegeu 8 deputados:
Marta Temido
Francisco Assis
Ana Catarina Mendes
Bruno Gonçalves
André Rodrigues
Carla Tavares
Isilda Gomes
Sérgio Gonçalves
Aliança Democrática (AD) elegeu 7 deputados:
Sebastião Bugalho
Paulo Cunha
Ana Soares
Hélder Sousa e Silva
Ana Oliveira Pereira
Sérgio Pereira da Silva
Paulo Cabral
Chega elegeu 2 deputados:
António Tanger Corrêa
Tiago Moreira de Sá
Iniciativa Liberal (IL) elegeu 2 deputados:
João Cotrim de Figueiredo
Ana Vasconcelos Martins
Bloco de Esquerda elegeu 1 deputada:
Catarina Martins
CDU elegeu 1 deputado:
João Oliveira