Alta Tensão: Veja por onde vai passar a linha na Freguesia de Penso

Avatar photo


Publicidade

Face ao Edital que dá conta do início dos trabalhos de preparação do terreno onde passará a linha de Alta Tensão a 400kV na freguesia de Penso (previsto para o 2º semestre de 2024, como já noticiamos), a Direção-Geral de Energia e Geologia já enviou à Junta de Freguesia o mapa cartográfico com o traçado final.

“A Voz de Melgaço”, com apoio do Presidente da Junta de Freguesia de Penso, Edgar Rodrigues, analisou o documento cartográfico que, em sobreposição com o mapa de imagem satélite, é possível perceber onde estão e quão próxima estará a linha de passagem dos cabos (e margem de segurança) de habitações, garagens ou armazéns daquela Freguesia.

Na imagem abaixo identificamos infraestruturas relativamente próximas, principalmente uma casa (em ruínas ou de momento sem condições de habitabilidade) praticamente no limiar da linha de servidão mapeada pela DGEG.

Assim, as parcelas 1297, 1299 e 1301 (os artigos 1298 e 1300 dizem respeito à Estrada Nacional 202 e Variante) identificadas no mapa e na lista de proprietários serão pontos de passagem franca da linha, antes de atravessar o Rio Minho em direção à Galiza.

A área afetada em cada uma das parcelas para o atravessamento será 2.385 m2 na parcela 1.297; 2.383 m2 na parcela 1.299 e de 30.252 m2 na parcela 1.301.

Das três infraestruturas mais próximas do traçado, além da casa próxima não habitável, encontrar-se-á um tanque e um barracão agrícola. A casa habitável mais próxima distará em mais de 30 metros da área de servidão/segurança da linha de alta tensão, segundo primeira análise aos mapas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Monção: GNR apreende euros, pesos argentinos e dólar a homem de 23 anos

Artigo Seguinte

Imóvel, mas nem tanto: Arquitecto belga queria comprar as casas da Alfândega de São Gregório para “desmontar e levar”

Pode também ler