Melgaço em Festa 2024: Dia do Brandeiro abre festividades com programa cheio neste fim-de-semana

Avatar photo


Publicidade

O “Melgaço Em Festa” arranca hoje (sábado, 3 de Agosto), com o Dia do Brandeiro na Branda da Aveleira, freguesia da Gave. O evento de interesse histórico reúne mais uma vez a população para celebrar a cultura da transumância, não faltando a deliciosa gastronomia local, o Alvarinho da região e muita animação. O grupo Gaiteiros do Rio Mouro abrem o evento com um momento musical, pelas 09h30, seguindo-se uma missa pelas 10h00.

Posteriormente, terá lugar a sessão de abertura oficial com o momento cultural “Brandeiros de olhares largos”, com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Gave, Agostinho Alves, o autarca de Melgaço, Manoel Batista, e o antropólogo José Rodrigues Lima.

_autotone

Ao final da manhã, pelas 12h30, a população veste-se a rigor para o cortejo etnográfico “A transumância”, o momento alto do Dia do Brandeiro, que dará a conhecer o quotidiano da pastorícia. Saiba-se que a transumância é uma tradição com cerca de 900 anos, que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX. À tarde, pelas 15 horas, haverá um momento de animação musical com Rusgas, continuando à noite, pelas 21h00, com Ricardo Ferreira, o “Ás da concertina”.

_reflectionremoval

Amanhã, domingo, dia 4 de agosto, há percurso pedestre pelo “Vale Glaciar do Vez”, com início às 09h30.A tarde será preenchida com animação musical com grupos folclóricos, pelas 15h00, e com o concurso da apanha do porco, com início marcado para as 17h00.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

MDOC 2024: Alvaredo é a freguesia em foco do projeto “Quem somos os que aqui estamos?”

Artigo Seguinte

Dona Paterna segura ouro em concurso internacional com Espumante Rosé de 2015

Pode também ler

Especial Caça: Isabel Carvalhais, Nuno Melo e Álvaro Amaro criticam mundo urbano que, na tentativa de relacionar-se com o mundo rural, “faz uma apologia contra a caça e a agricultura”

Pela atualidade das preocupações do sector, do entendimento dos oradores e o seu papel político e os compromissos assumidos, transcrevemos alguns highlights dos discursos do presidente da Câmara Municipal de Melgaço, da diretora regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Sandra Sarmento; de Isabel Carvalhais, eurodeputada do Partido Socialista; Álvaro Amaro, ex-eurodeputado (até Julho de 2023) do Partido Social Democrata; e Nuno Melo, eurodeputado e presidente do CDS-PP.
Avatar photo
Ler mais