Publicidade
Pedro Adão e Silva vem a Melgaço inaugurar “um novo rosto” da igreja de Paderne no dia 11 de Julho
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, é a figura do Governo que virá a Melgaço no dia 11 de Julho para inaugurar a primeira fase da intervenção na Igreja do Divino Salvador de Paderne.
A data assinala ainda o Dia de São Bento, padroeiro da Europa desde 1964, proclamado pelo Papa Paulo VI, que refere, na Carta Apostólica Pacis Nuntius, o abade beneditino como o “mensageiro de paz, promotor da união, mestre da civilização”.
O edil de Melgaço, Manoel Batista, refere a data de inauguração enquanto “dia icónico para o município, porque São Bento de Fiães é uma grande referência para o concelho, e para a Europa, porque São Bento é padroeiro da Europa”, frisou.
A intervenção prestes a inaugurar representou um investimento superior a um milhão de euros, apoiado em 500 mil euros pelos FEDER Norte 2020 e por financiamento público nacional através de protocolo com o Estado via Direção Geral do Tesouro e Finanças, em cerca 553 mil euros.
Recorde-se que a intervenção da primeira fase contempla intervenção estrutural, drenagem, sacristia e renovação da área circundante, que implicou a trasladação da primeira linha de campas junto à igreja.