Pedro Adão e Silva vem a Melgaço inaugurar “um novo rosto” da igreja de Paderne no dia 11 de Julho

Avatar photo
As melhorias a inaugurar dão “um novo rosto à Igreja do Convento, que estava decrépita, transformando-a (com esta primeira fase) num monumento renovado e com capacidade de pensar nos próximos anos com qualidade. Renasce uma igreja para o futuro, ela que tem um passado tremendo no município”


Publicidade

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, é a figura do Governo que virá a Melgaço no dia 11 de Julho para inaugurar a primeira fase da intervenção na Igreja do Divino Salvador de Paderne.

A data assinala ainda o Dia de São Bento, padroeiro da Europa desde 1964, proclamado pelo Papa Paulo VI, que refere, na Carta Apostólica Pacis Nuntius, o abade beneditino como o “mensageiro de paz, promotor da união, mestre da civilização”.

O edil de Melgaço, Manoel Batista, refere a data de inauguração enquanto “dia icónico para o município, porque São Bento de Fiães é uma grande referência para o concelho, e para a Europa, porque São Bento é padroeiro da Europa”, frisou.

A intervenção prestes a inaugurar representou um investimento superior a um milhão de euros, apoiado em 500 mil euros pelos FEDER Norte 2020 e por financiamento público nacional através de protocolo com o Estado via Direção Geral do Tesouro e Finanças, em cerca 553 mil euros.

As melhorias a inaugurar dão “um novo rosto à Igreja do Convento, que estava decrépita, transformando-a (com esta primeira fase) num monumento renovado e com capacidade de pensar nos próximos anos com qualidade. Renasce uma igreja para o futuro, ela que tem um passado tremendo no município”, avança Manoel Batista.

Recorde-se que a intervenção da primeira fase contempla intervenção estrutural, drenagem, sacristia e renovação da área circundante, que implicou a trasladação da primeira linha de campas junto à igreja.

Total
0
Partilhas
Please Login to Comment.

Artigo Anterior

A [R]evolução dos supermercados chegou a Melgaço: Coca e Continente abrem durante o primeiro semestre de 2024

Artigo Seguinte

Solar do Alvarinho “volta a casa” e reabre ao público a 14 de Julho

Pode também ler

Eurodeputado visitou Sub-Região de Monção e Melgaço e ataca burocracia

“Uma burocracia que existe em termos das exportações e em pequenas coisas que nós nem vemos. Um exemplo simples: a certificação de uma balança. A Câmara de Melgaço certifica as balanças mais pequenas. A seguir, a partir de determinado peso, é a Câmara de Valença e, depois, ainda há um instituto nacional que faz a certificação de outros. Três entidades diferentes, quando uma única poderia fazer tudo”.
Avatar photo
Ler mais

O melhor ‘casamento’ entre Norte e Centro: RCVA reafirmou geminação com Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

“Foi um evento muito especial e de excelente convívio confrádico entre as 20 confrarias participantes com uma ótima anfitriã. Agradecemos aos produtores de Monção e Melgaço que apoiaram a nossa participação com os seus espumantes, permitindo um momento único de harmonização com os ovos moles de Aveiro”
Avatar photo
Ler mais