Charcutaria da Calçada reabre com nova gerência e vontade de renovar a ‘luta’ do comércio local contra a tendência das “grandes superfícies”

Imagem do avatar


Publicidade

Sete meses depois do encerramento, a Charcutaria da Calçada voltou a abrir, devolvendo à mítica praça do chafariz [o Largo da Calçada] alguma dinâmica comercial entretanto perdida com o fecho da Garrafeira da Calçada e da Charcutaria (agora reaberta) em 2024.

A renovada aposta no potencial do espaço de talho e mercearia partiu de Hugo Miguel, de 43 anos, natural de Longos Vales (Monção), que se aproxima assim de alguns dos seus clientes frequentes na venda a retalho de carnes frescas e aproveita para “apoiar o comércio local”.

Para trabalhar esta proximidade, o investidor irá encerrar o “Talho da Valinha”, conhecido por alguns dos melgacenses que tinham aquele espaço como referência ou que utilizavam a “estrada velha” que liga o concelho de Melgaço a Monção.

Hugo Miguel sugere que continuam a ser as “grandes superfícies” a desmotivar os novos empresários no mercado de proximidade e, consequentemente, a reduzir a atividade comercial nos centros das vilas alto-minhotas, mas não só.

“A atividade comercial em Melgaço está muito fraquinha, tem poucos estabelecimentos, mas agora a dinâmica depende da Câmara, de fazer por isso, para que os pequenos comércios possam evoluir”, observou o comerciante.

O espaço reabriu no início de Abril com o serviço de talho e mercearia, prometendo colmatar uma das faltas naquela zona de “centralidade” da vila e com a qualidade que os habituais clientes já conhecem e que agora se propõe a mais melgacenses a oportunidade de descobrir.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Academia Sénior da Casa do Povo de Melgaço estabeleceu um “antes e depois” na comunidade e na vida ativa de cada aluno

Artigo Seguinte

“Estalão oficial desta raça [cão de Castro Laboreiro] tem que ser alterado urgentemente”

Pode também ler

Comédias do Minho trazem “Felizmente Sãozinha” a Melgaço entre os dias 9 e 12 de Novembro

"Numa emissora onde nem tudo corre pelo melhor, a radionovela Felizmente Sãozinha — salvaguarda da falência, que há mais de seis anos faz as delícias dos ouvintes — aproximase do seu último episódio. Atores e locutores discutem entre si o futuro da emissora, trazendo para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos (...)
Imagem do avatar
Ler mais

Melgaço já tem gás natural e a um passo de produzir a sua própria energia verde para inserir na rede

“Foi um dia bonito, porque temos em Melgaço uma energia limpa e que, contrariamente àquilo que se dizia há dois ou três anos atrás, é muito importante para o desenvolvimento dos territórios. Para Melgaço foi um privilégio acompanhar este processo ao longo destes últimos dez anos. Desde 2014 que acompanho este processo e Melgaço foi absolutamente essencial para que o processo desbloqueasse.
Imagem do avatar
Ler mais