Noite dos Medos: Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e espetáculo de fogo nas ruas de Melgaço

Avatar photo


Publicidade

A “Noite dos Medos” regressa a Melgaço no próximo dia 31 de outubro, trazendo experiências de arrepiar e muita animação. Como é habitual, a programação do evento estende-se com atividades complementares e diversificadas a decorrerem em alguns espaços culturais do concelho, como os Serões dos Medos, exposições, contos e sessões de cinema, destacando-se este ano uma ação dirigida aos mais pequenos, que são convidados a visitar a “Torre dos Medos”.

A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense.

O espaço estará decorado a preceito para o habitual Welcome Drink dos Medos, que acontecerá pelas 21 horas, seguindo-se a apresentação do Concurso dos “Medos”, pelas 21h30, este ano subordinado ao tema “Bruxas & Feiticeiros” (categoria Escola) e “Acompanhamento” (categoria Grupo).

Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso que terá início no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 22h30, seguindo pela Rua Dr António Durães até ao Largo da Calçada, e descendo pela Rua da Calçada até ao acesso do Castelo pela Rua Direita. A iniciativa irá proporcionar à vila um verdadeiro cenário de terror.

Será no Castelo de Melgaço que o público poderá assistir, a partir das 23h15, à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas, e ao deslumbrante espetáculo de fogo Fire Dragons, com Rita Miguel. A animação continuará com um momento musical, com o Dj “BERTO BOSS”.

À semelhança das edições anteriores, serão diversas as iniciativas complementares a decorrem nos espaços culturais de Melgaço que integram a programação desta edição, a VI, que se estende no calendário para além do dia principal, 31 de outubro, nomeadamente até 16 de novembro.

A grande novidade será a exposição patente no Castelo de Melgaço, de 29 de outubro a 03 de novembro, onde os mais pequenos serão desafiados a entrar no mundo fantástico da “Torre dos Medos”, onde serão surpreendidos com algumas ações “aterrorizadoras”.

A exposição “A Maldição” marcará o arranque da programação, a 16 de outubro, na Casa da Cultura. A mostra, que ficará patente até 16 de novembro, reunirá um conjunto de cartazes e fotografias com referência a filmes clássicos do género terror/suspense, que exploram uma atmosfera sombria, o sobrenatural e religioso, a possessão, a loucura e o terror psicológico, com base no espólio Jean Loup Passek do Museu de Cinema melgacense.

A autarquia volta, nesta edição, a dar continuidade aos Serões dos Medos, que teve a sua apresentação no evento de 2022. Este ano sob a temática “Possessões & bruxarias”, a iniciativa acontecerá no dia 18 de outubro, pelas 21 horas, na Casa da Cultura. Os serões caracterizam-se por momentos culturais e recreativos que promovem a exposição de temáticas associadas às histórias de fenómenos que assombram, relacionadas, com o sobrenatural. Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais.

A ação, conduzida pelo professor Albertino Gonçalves, contará com a participação do professor Luís Cunha, antropólogo da Universidade do Minho, e integrará relatos de histórias em 1ª pessoa – decorrerá num formato semelhante às historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas.

A 19 de outubro, pelas 10 horas, na Casa da Cultura de Melgaço, os mais pequenos são convidados a ouvir “Histórias de arrepiar”, com o conto “Cartas de Rumblewick – A Minha Bruxa Teimosa”.

O programa do evento “Noite dos Medos” integra ainda duas sessões de cinema, a decorrerem na Casa da Cultura de Melgaço. A 25 de outubro, pelas 21h30, o público poderá assistir ao clássico de terror “Exorcista” (M16) e no dia 26 de outubro a proposta será o filme Múmias (M6), a ser exibido pelas 10h30. Bilhetes disponíveis na Casa da Cultura de Melgaço, com um custo de 3€.

CONCURSO DOS MEDOS: INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE OUTUBRO

Promovido pela autarquia melgacense, o Concurso dos “Medos”, visa premiar os melhores trabalhos de criatividade desenvolvidos para a “Noite dos Medos”. Estimular a curiosidade para a produção de trabalhos, apelando ao espírito crítico e imaginativo da comunidade, envolver a população local nas ações de promoção e animação do concelho e promover as relações das entidades públicas e privadas, estimulando o desenvolvimento integrado, são os principais objetivos.

Nesta edição, a organização desafia a caracterização subordinada a dois temas: “Bruxas & Feiticeiros”, para a categoria Escola, e “Acompanhamento”, para a categoria Grupo.

O concurso é aberto a toda a comunidade do concelho de Melgaço, em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia). Perante alguma participação que não seja do concelho de Melgaço, caso a organização considere que se enquadre no âmbito deste concurso e que represente um valor acrescentado para o evento será considerada válida.

Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição disponível aqui, até ao dia 25 de outubro, na Casa da Cultura ou via e-mail – pmeleiro@cm-melgaco.pt. Todas as informações e normas de participação estão disponíveis aqui.

A “NOITE DOS MEDOS” TEVE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 2017

Desde então tem despertado o interesse junto da população, que participa com entusiasmo no Cortejo dos Medos e no concurso, mas também atraído cada vez mais visitantes e que se vestem a preceito para a Noite. O Cortejo dos Medos, um desfile que até então acontecia entre a Casa da Cultura e o Castelo, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega, são os grandes momentos do evento.

O evento surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Quinta do Regueiro em “prova especial” no Enóphilo Wine Fest – Porto

Artigo Seguinte

Roubam carro em Fiães e Multibanco em Castro Laboreiro

Pode também ler