O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, deteve hoje, dia 23 de janeiro, um homem de 52 anos, por furtos em igrejas nos concelhos de Melgaço e Monção.
No âmbito de uma investigação por furtos de caixas de esmolas no interior de igrejas e capelas, que decorria desde setembro de 2023, os militares da Guarda efetuaram diversas diligências policiais que culminaram na detenção do suspeito em flagrante delito.
No seguimento da ação, foi realizada uma busca à viatura do suspeito que culminou na apreensão de diversos objetos relacionados com estes furtos, nomeadamente, um cutelo de cozinha, uma lamina de faca, uma picareta, uma tesoura de jardim e 14 euros e trinta cinco cêntimos em numerário.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Monção.
“Uma burocracia que existe em termos das exportações e em pequenas coisas que nós nem vemos. Um exemplo simples: a certificação de uma balança. A Câmara de Melgaço certifica as balanças mais pequenas. A seguir, a partir de determinado peso, é a Câmara de Valença e, depois, ainda há um instituto nacional que faz a certificação de outros. Três entidades diferentes, quando uma única poderia fazer tudo”.
O Provedor da Misericórdia melgacense levou a comitiva a conhecer a obra em curso e os projectos que lhe servem de base e que implicam, na sua globalidade, 5,5 milhões de euros de investimento.