Publicidade

Publicidade
No dia 19 de Julho, a Praça da República, no coração da vila de Melgaço, foi o palco para a primeira apresentação local do candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, medindo assim o pulso do apoio popular à sua candidatura para as Eleições Autárquicas de 2025, cujo sufrágio decorrerá no dia 12 de Outubro.
O momento de jubilo da candidatura de José Adriano Lima, atual vice-presidente da Câmara Municipal do executivo liderado por Manoel Batista, concretizou-se em público sob o lema “A Força do Futuro” e, perante uma praça cheia, vê reforçado o seu papel na “unificação” da estrutura local do Partido Socialista e no unânime apoio dos presidentes de Junta, anunciado anteriormente.
A apresentação, em contexto de festa popular, com presença de grupos de folclore e danças tradicionais, teve como como cicerone e figura central o advogado José Adriano Lima, de 42 anos, natural de Melgaço, que foi o único discursante da noite de apresentação dos cinco eixos estratégicos da campanha.
Para o vice‑presidente da Câmara Municipal de Melgaço (desde 2021), responsável pelos pelouros do Planeamento, Urbanismo, Economia, Turismo, Proteção Civil e Freguesias e presidente da Concelhia do PS Melgaço desde 2022, o principal ponto estratégico é “a dinamização social e económica, precisamente porque consideramos que é a temática de maior premência para Melgaço”, notou, em declarações a este jornal, no dia de apresentação à comunidade.
José Adriano explica que, dentro dos cinco eixos da sua estratégia “há um conjunto de ações e ambições” abrangentes e ambiciosas em prol do território local. Animado pela participação popular, o candidato ganhou alento com este contacto directo com os eleitores, num praça que se encheu com militantes, simpatizantes e de alguma figuras de referência do partido a nível local, regional “e nacional”.
“Foi muito bom ver a praça cheia, isso também nos transmite energia e força. Hoje o objetivo era apresentarmos um bocadinho das linhas estratégicas do nosso projeto, fizemo-lo, desvendamos já um bocadinho mais do véu em relação àquilo que pensámos dentro de cada uma das temáticas, portanto, estou muito satisfeito com este momento”, frisou o candidato.
“Temos um projeto forte, estruturado, pensado, com base na experiência que temos acumulada e também com base naquilo que é a nossa ambição para o futuro, que é bastante grande. Portanto, sendo eleitos, vamos implementar o nosso projeto, e a parte da dinâmica social e económica vai ser um dos grandes focos”, adiantou o candidato.
Na praça, entre os populares, autarcas das Freguesias e outros elementos de referência do partido, foi notória a presença do ex-presidente da Câmara de Melgaço entre 1982 e 2013, Rui Solheiro, figura incontornável da política local que segurou e consagrou o estandarte Socialista na autarquia durante mais de 30 anos.
José Adriano Lima nota que a sua tarefa de unificação do partido, à altura da sua primeira candidatura e reforçada em 2024, quando revalidou a liderança da única lista à Comissão Política Concelhia do PS Melgaço, permitiu reaproximar figuras e entendimentos.
“Ficámos bastante satisfeitos com a presença de todos. Efetivamente, nas últimas eleições internas já tínhamos conseguido a união do partido, mas essa união tem de ser trabalhada todos os dias e, naturalmente, para o futuro ainda há percurso a fazer, mas é com muita satisfação que tivemos aqui muitos militantes, alguns como disse, militantes de referência a nível concelhio e mesmo a nível nacional. Mas também a população que esteve aqui conosco. Foram muitos aqueles que se juntaram, que não têm nenhuma ligação a qualquer partido mas que se juntaram ao nosso projeto. Nós também queremos chegar a essas pessoas e foi com muita satisfação que os recebemos a todos”, sublinhou.
Sobre eventual presença de outras figuras do partido, José Adriano Lima pretende que esses impulsos à campanha surjam mais tarde.
“Neste momento quisemos focar naquilo que era o nosso projeto e na minha figura. Depois, noutras ocasiões, poderemos ter a participação de outras figuras de referência do partido, a nível regional ou nacional. Estiveram cá pessoas que têm esse protagonismo, não tiveram momento para intervenção, mas foi uma opção nossa”, esclareceu.
Dinamização social e económica – que engloba o relançamento dos produtos locais (vinhos, fumeiro, queijos), eventos regionais e incubadora agrícola.
Saúde e bem‑estar – reforço da resposta local do SNS, extensão do horário do Centro de Saúde e redução dos tempos de espera.
Educação, cultura e desporto – melhorias no agrupamento de escolas, apoio a prolongamentos, revitalização da Casa da Cultura e melhor oferta desportiva.
Mobilidade e conectividade – via rápida para Valença, melhor acesso à PLISAN (Galiza), rede móvel em todo o concelho.
Coesão territorial e ambiente – integração com o Parque Nacional da Peneda‑Gerês, protecção do rio Minho e reforço da proteção civil (incluindo posto na montanha e novo quartel de bombeiros).