Autárquicas 2025: José Adriano Lima reforça vontade popular na Praça

Imagem do avatar


Publicidade

No dia 19 de Julho, a Praça da República, no coração da vila de Melgaço, foi o palco para a primeira apresentação local do candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, medindo assim o pulso do apoio popular à sua candidatura para as Eleições Autárquicas de 2025, cujo sufrágio decorrerá no dia 12 de Outubro.

O momento de jubilo da candidatura de José Adriano Lima, atual vice-presidente da Câmara Municipal do executivo liderado por Manoel Batista, concretizou-se em público sob o lema “A Força do Futuro” e, perante uma praça cheia, vê reforçado o seu papel na “unificação” da estrutura local do Partido Socialista e no unânime apoio dos presidentes de Junta, anunciado anteriormente.

A apresentação, em contexto de festa popular, com presença de grupos de folclore e danças tradicionais, teve como como cicerone e figura central o advogado José Adriano Lima, de 42 anos, natural de Melgaço, que foi o único discursante da noite de apresentação dos cinco eixos estratégicos da campanha.

Para o vice‑presidente da Câmara Municipal de Melgaço (desde 2021), responsável pelos pelouros do Planeamento, Urbanismo, Economia, Turismo, Proteção Civil e Freguesias e presidente da Concelhia do PS Melgaço desde 2022, o principal ponto estratégico é “a dinamização social e económica, precisamente porque consideramos que é a temática de maior premência para Melgaço”, notou, em declarações a este jornal, no dia de apresentação à comunidade.

José Adriano explica que, dentro dos cinco eixos da sua estratégia “há um conjunto de ações e ambições” abrangentes e ambiciosas em prol do território local. Animado pela participação popular, o candidato ganhou alento com este contacto directo com os eleitores, num praça que se encheu com militantes, simpatizantes e de alguma figuras de referência do partido a nível local, regional “e nacional”.

“Foi muito bom ver a praça cheia, isso também nos transmite energia e força. Hoje o objetivo era apresentarmos um bocadinho das linhas estratégicas do nosso projeto, fizemo-lo, desvendamos já um bocadinho mais do véu em relação àquilo que pensámos dentro de cada uma das temáticas, portanto, estou muito satisfeito com este momento”, frisou o candidato.

“Temos um projeto forte, estruturado, pensado, com base na experiência que temos acumulada e também com base naquilo que é a nossa ambição para o futuro, que é bastante grande. Portanto, sendo eleitos, vamos implementar o nosso projeto, e a parte da dinâmica social e económica vai ser um dos grandes focos”, adiantou o candidato.

Na praça, entre os populares, autarcas das Freguesias e outros elementos de referência do partido, foi notória a presença do ex-presidente da Câmara de Melgaço entre 1982 e 2013, Rui Solheiro, figura incontornável da política local que segurou e consagrou o estandarte Socialista na autarquia durante mais de 30 anos.

José Adriano Lima nota que a sua tarefa de unificação do partido, à altura da sua primeira candidatura e reforçada em 2024, quando revalidou a liderança da única lista à Comissão Política Concelhia do PS Melgaço, permitiu reaproximar figuras e entendimentos.

DR

Ficámos bastante satisfeitos com a presença de todos. Efetivamente, nas últimas eleições internas já tínhamos conseguido a união do partido, mas essa união tem de ser trabalhada todos os dias e, naturalmente, para o futuro ainda há percurso a fazer, mas é com muita satisfação que tivemos aqui muitos militantes, alguns como disse, militantes de referência a nível concelhio e mesmo a nível nacional. Mas também a população que esteve aqui conosco. Foram muitos aqueles que se juntaram, que não têm nenhuma ligação a qualquer partido mas que se juntaram ao nosso projeto. Nós também queremos chegar a essas pessoas e foi com muita satisfação que os recebemos a todos”, sublinhou.

Sobre eventual presença de outras figuras do partido, José Adriano Lima pretende que esses impulsos à campanha surjam mais tarde.

“Neste momento quisemos focar naquilo que era o nosso projeto e na minha figura. Depois, noutras ocasiões, poderemos ter a participação de outras figuras de referência do partido, a nível regional ou nacional. Estiveram cá pessoas que têm esse protagonismo, não tiveram momento para intervenção, mas foi uma opção nossa”, esclareceu.

Cinco pontos estratégicos do programa de José Adriano Lima:

Dinamização social e económica – que engloba o relançamento dos produtos locais (vinhos, fumeiro, queijos), eventos regionais e incubadora agrícola.

Saúde e bem‑estar – reforço da resposta local do SNS, extensão do horário do Centro de Saúde e redução dos tempos de espera.

Educação, cultura e desporto – melhorias no agrupamento de escolas, apoio a prolongamentos, revitalização da Casa da Cultura e melhor oferta desportiva.

Mobilidade e conectividade – via rápida para Valença, melhor acesso à PLISAN (Galiza), rede móvel em todo o concelho.

Coesão territorial e ambiente – integração com o Parque Nacional da Peneda‑Gerês, protecção do rio Minho e reforço da proteção civil (incluindo posto na montanha e novo quartel de bombeiros).

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Rampa do Pezo Classic Festival – Inscrições encerram a 20 de julho e já há quase uma centena de inscritos

Artigo Seguinte

Campeonato europeu de Mountain Bike invade Monte de Prado durante cinco dias

Pode também ler