A 10 de Maio, Melgaço vai dar voz ao grande manifesto do mundo rural

Imagem do avatar
A tarde fecha com a exibição do quotidiano dos brandeiros de antigamente versus a realidade dos “novos brandeiros”, encerrada e imortalizada em filme, uma produção e realização de Rui Pedro Lamy.


Publicidade

A Transumância na Branda da Aveleira agora em filme… e fotos

No próximo dia 10 de maio, pelas 19h30, será revelada uma das vertentes do trabalho desenvolvido pelo Projeto Raízes, em colaboração com a Junta de Freguesia de Gave e a Associação Brandeiros. Um esforço conjunto que, nos últimos tempos, tem procurado valorizar o espólio de práticas antigas e revitalizar tradições locais em momentos festivos especiais.

Este evento pretende ser um verdadeiro convívio-manifesto em defesa do mundo rural, das suas raízes e da sua autenticidade.

Ao final da tarde será inaugurada uma exposição dedicada aos “homens do cajado firme” – os brandeiros, guardiões de uma das tradições mais antigas da freguesia de Gave: a transumância.

A mostra apresenta o percurso de transumância entre a aldeia e a Branda da Aveleira, com destaque para:

  • A exposição fotográfica “O Último Croceiro?”, com imagens de Luís Borges, que documentam as várias fases da produção de uma croça por um dos últimos artesãos croceiros da região;
  • Uma exposição etnográfica com objetos do quotidiano dos brandeiros, complementada por fotografias de Luís Miguel Portela.

A tarde encerra com a exibição de um filme que contrasta o dia-a-dia dos antigos brandeiros com a realidade dos “novos brandeiros” — uma produção de Rui Pedro Lamy que eterniza o espírito e o legado desta tradição.

A organização promete ainda um “fator surpresa” numa noite aberta a toda a comunidade.

momento da gravação do filme | @Isabel Domingues
momento da gravação do filme | @Isabel Domingues

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quem são – e o que dizem – os dez Cidadãos de Mérito do concelho de Melgaço

Artigo Seguinte

Arbo promove campanha internacional ‘Quere o teu Mercado’ com sorteio de cabazes

Pode também ler