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Em Abril, cerca de uma centena de participantes passeou os seus clássicos, pré-clássicos e antigos exemplos de arte no design automóvel de outros tempos pelas ruas de Melgaço, por altura da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço.
Além da visita ao recinto da festa, o XI encontro de Clássicos, organizado pelo Clube de Veículos Antigos de Melgaço (CVAM), houve bênção das viaturas e visita a Cevide, ao marco Nº1 de Portugal. Na localidade fronteiriça, os participantes visitaram ainda a Capela de Santo António, propriedade da família de Mário Monteiro e templo capitular da Confraria de São Teotónio, de que alguns membros do CVAM são confrades, onde se explicou a importância histórica da capela e se encerrou a volta pelo concelho.
De olhos postos no calendário, o clube dos amantes dos clássicos prepara ainda para 2024 mais uma série de iniciativas dentro e fora de portas, mais concretamente com um pé na Galiza.
Já no próximo dia 8 de Junho, o CVAM lança a primeira edição da Rota do Marisco, que parte de Melgaço às 8h30, passa por Monção e daí para Tomiño, A Guarda, Baiona e Nigrán, já do lado galego, onde o marisco é um dos cartões de visita.
O Termas de Melgaço Classic Festival também está prestes a anunciar novidades, mas para já vale a pena avançar que a segunda edição acontecerá no final de Julho, dia 27 (sábado) e trará os parceiros do ano transacto na organização e, eventualmente, novos produtos ou marcas associadas a esta divulgação daquele património histórico.
Antecipando já o calendário, mas sem mais pormenores, apenas como nota de agenda para os mais organizados, fica a indicação de que a 4ª Rota das Adegas acontecerá no dia 26 de Outubro. Esta é uma das iniciativas do CVAM que mais rapidamente esgota as inscrições, como vimos na terceira edição, em que esgotou numa semana as vagas disponíveis e levou o clube a anunciar o encerramento das inscrições quinze dias antes do prazo estipulado.
Nota ainda para outra data: No dia 31 de Maio terá lugar o segundo período de Certificações de clássicos, com presença de técnicos do Museu do Caramulo. Assim, depois de Novembro de 2023, esta será a segunda data a considerar para validar o seu clássico enquanto Veículo de Interesse Histórico pela Fundação Abel e João de Lacerda, do Museu do Caramulo.
Recorde-se que esta certificação tem como vantagem, no caso de veículos clássicos com trinta ou mais anos, a isenção da inspeção periódica obrigatória, isenção de IUC, o estatuto de clássico junto das seguradoras em caso de conflito e permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas.
Este modelo da série 40, produzido em 1984, destaca-se pela durabilidade e design, um clássico que ainda hoje tem entusiastas um pouco por todo o mundo.