Atletas de Melgaço destacam-se em provas pelo país

Imagem do avatar
Destaque aos atletas naturais de Melgaço: Paulo Freitas, pelo pódio no Granfondo Figueira Champions Day 2024; e José Oliveira, enquanto Campeão Nacional em Marcha Atlética.


Publicidade

Paulo Freitas ‘quebrou o gelo’ de Fevereiro e subiu ao pódio do Granfondo Figueira Champions Day 2024

O ciclista melgacense Paulo Freitas conquistou o 2ª Lugar Master B na competição de Ciclismo de Estrada do Granfondo Figueira Champions Day 2024, que se disputou no dia 11 de Fevereiro na Figueira da Foz.

Num percurso muito exigente, com ascensão à Serra da Boa Viagem (na subida conhecida como “Enforca Cães”) e sob “condições climatéricas muito adversas”, o melgacense que representa as cores da equipa de Vagos Trepanelas Prifer cumpriu os 85 quilómetros do percurso em 2h26m a uma velocidade média de 34.8Km/h.

Antes da partida estava com tanto frio que esta foi a primeira prova que não fiz aquecimento, estive dentro do carro até escassos minutos da hora de partida! Assim, apesar de ter em plano fazer o percurso maior, optei por fazer o médio. Fiz bem, definitivamente não me dou bem com frio. Acabei gelado, não sentia os pés, não tinha força nas mãos para agarrar o bidão de água nem para tirar os géis do Jersey e quando terminei a prova tive de pedir ajuda para desapertar a fivela do capacete! Condições climatéricas à parte, correu tudo bem, geri quando tinha de gerir, resguardei-me o máximo que consegui nos muitos quilómetros rolantes contra o vento, ataquei nas subidas, não caí e ganhei o segundo lugar ao sprint, num final louco, com um grupo de 4 atletas (1 Elite, 1 Master A e 2 Master B ) que tinha “apanhado” e ultrapassado mesmo no topo do “Enforca Cães” mas a descer voltamos a unir e fomos juntos até ao final! Com os últimos quilómetros perigosos no meio do trânsito da cidade, que impossibilitava qualquer ataque, deixamos decisão para o sprint onde fui o 2º do grupo, atrás do atleta Elite, mas o primeiro dos “velhinhos”, recorda Paulo Freitas, em publicação nas redes sociais.

José Oliveira, natural de Prado, sagrou-se Campeão Nacional em Marcha Atlética

José Oliveira (Zé Augusto), natural da Freguesia de Prado, atualmente a residir em Peniche, onde representa o Clube Centro Popular Recreativo A-Do-Barbas-Atletismo (Maceira-Leiria), sagrou-se, no passado dia 4 de Fevereiro, Campeão Nacional de Marcha em Estrada 10 km, no seu escalão.

José Oliveira dedicou-se à prática do atletismo quando passou à aposentadoria e aconselha a todos, “jovens e menos jovens, a praticarem desporto para uma vida mais saudável”.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Melgaço promove atividades de valorização da Lampreia do Rio Minho

Artigo Seguinte

“É um verdadeiro escândalo!”: Esquire considera o Alvarinho Quinta do Regueiro Barricas “muito barato”

Pode também ler

MDOC 2024: Alvaredo é a freguesia em foco do projeto “Quem somos os que aqui estamos?”

(…) em Alvaredo, a cultura, forma de vida, joga-se e trabalha-se. Assim a história se recria, mastiga e transforma. Está nestes campos de Alvarinho, que já foi milho, que já foram maçãs, que já foram milho também ainda antes, que são este movimento de um chão em convulsão. Aqui, canais velhos alimentam novos regadios; aqui estão o rio e a montanha...
Imagem do avatar
Ler mais