Decálogo para os jovens da Jornada Mundial da Juventude

Avatar photo
Na paróquia de São Vítor, a que pertenço, foram acolhidos 65 jovens e a experiência foi fascinante a todos os títulos. Tive ainda a felicidade de acolher um grupo do Rio de Janeiro, acompanhado pelo bispo ligado à juventude, o Reitor da Catedral e outro sacerdote a trabalhar no Canadá. Concelebrei com eles e a eucaristia foi transmitida nas redes sociais da paróquia de São Sebastião.


Publicidade

Experiência muito rica e enriquecedora a das jornadas nas dioceses e a colaboração das famílias no acolhimento em suas casas dos jovens a caminho de Lisboa.

Eu e meus irmãos padre Júlio e Maria do Rosário recebemos 3 jovens do movimento ‘Shalom’. O Robson é de uma cidadezinha de São Paulo, mas uma experiência em Turim levou-o até ao Seminário de Verona, no norte de Itália e frequenta já o 5º ano de Teologia, esperando vir a ser sacerdote dentro de dois anos. O Elmer é natural das Honduras, mas está em Nova York, de onde é natural o Mathiew que já frequenta o seminário. O Elmer é acólito na paróquia e está em discernimento espiritual.

Photo: ©️ Elsa Vitorino / JMJ Lisboa 2023

Decálogo para os jovens da JMJ

Na paróquia de São Vítor, a que pertenço, foram acolhidos 65 jovens e a experiência foi fascinante a todos os títulos. Tive ainda a felicidade de acolher um grupo do Rio de Janeiro, acompanhado pelo bispo ligado à juventude, o Reitor da Catedral e outro sacerdote a trabalhar no Canadá. Concelebrei com eles e a eucaristia foi transmitida nas redes sociais da paróquia de São Sebastião. Apareceu um sacerdote dos Andes, na Argentina, acompanhando 3 jovens, que se uniu na celebração de domingo dia 30. Antes, um grupo Francês, de Neueilly, recitou Laudes e fez momento de oração. Muitos outros visitaram a Igreja.

Escrevo este texto no dia 31 de Julho, dia litúrgico de Santo Inácio de Loyola. O padre Julián Lozano, pároco de Ciempozuelos, em Madrid, redigiu um decálogo para os jovens aproveitarem frutuosamente as jornadas, servindo-se do lema inspirado no fundador da Companhia de Jesus: Em tudo, amar e servir como Maria.

  • 1. Adora-O (não apenas na Vigília de Adoração do 5 de Agosto).
    Agradece-lhe tudo o que te deu. Partilha tudo o que o Senhor te dê e tu descubras n’Ele.
  • 2. Deus encontra-lO nos irmãos: Busca-os; Acolhe-os; serve-os.
    O serviço abnegado e humilde é uma boa atitude na JMJ: «Que posso fazer por ti?».
    Vai ao encontro das pessoas que Deus te colocar no caminho
  • 3. Deus ama quem dá com alegria.
    A alegria é uma característica do cristão: servir com alegria; falar com alegria; escutar com alegria. Isto é um dom e uma graça do Espírito Santo. Podes pedi-lo e procurá-lo. E os momentos mais idóneos para os praticar vão aparecer nas filas de espera e nas caminhadas.
  • 4. Dá vida concreta, diariamente, às 3 palavras de Francisco: com licença, obrigado, perdoa. Pede com humildade e não ajas como se os outros te deveram tudo. Agradeçamos as coisas que milhares de pessoas estão a fazer por nós.
  • 5. Manifesta respeito e tem boas maneiras. A boa educação é um óptimo cartão de apresentação.
    Não interrompas os outros quando estão a falar. Come com boas maneiras.
    Cuida da higiene. Deixa que as pessoas possam descansar durante a noite. Não andes aos gritos.
  • 6. Cuida a tua linguagem.
  • 7. Cuida o teu vestuário: Somos templo do Espírito Santo e isso deve-se notar.
    A moda é muito agressiva quando se procura ser exuberante e muito atraente, chamando a atenção dos outros.
    Reservemos a nossa intimidade e a nossa corporalidade, não a mostrando a toda a gente. Assim ajudarei as pessoas a olharem-me nos olhos e no meu íntimo. Andemos vestidos com recato: elegantes, mas com decoro.
  • 8. Cuida a tua música
    Pensa bem que é que dizem as tuas canções e como o dizem; e se isso é apropriado e digno. Há muitas letras e ritmos que não dignificam a dignidade da pessoa. Não metas nos teus ouvidos e na tua mente conteúdos que não fazem bem.
  • 9. Aproveita a grandeza e a universalidade da Igreja. A JMJ é uma maravilhosa expressão dos carismas, obras e estilos da Igreja. Descobre-os. São teus!
  • 10. Não regresses da JMJ Lisboa 2023 sem perguntar ao Senhor o que é que Ele quer de ti.
    Não podes regressar sem ter perguntado pela tua vocação, por qual é o Seu chamamento para ti.
    Tudo isto para que, de verdade, caminhemos «cristãmente» pela vida.
    Rezemos uns pelos outros e uns com os outros.
Photo: ©️ Duarte Mourão Nunes / JMJ Lisboa 2023

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Artigo Anterior

    Dia do Brandeiro 2023 comemora transumância e garranos na paisagem

    Artigo Seguinte

    Melgaço em Festa: Freguesias convocadas a participar em inédito Cortejo Histórico

    Pode também ler