Tiago Bettencourt, Hourglass e artistas locais dão música à Festa do Espumante 2025

Imagem do avatar


Publicidade

Gastronomia e Território, de 28 a 30 de Novembro

No final deste mês, Melgaço volta a brindar à excelência dos espumantes da sub-região de Monção e Melgaço com mais uma edição da Festa do Espumante.

Durante três dias (28, 29 e 30 de novembro), no Largo do Mercado, o público é convidado a mergulhar numa experiência enogastronómica completa, com provas comentadas, showcookings com harmonizações, degustações de produtos regionais, música ao vivo e restauração local, que apresenta menus especiais criados para o evento.

A edição de 2025 reforça a ligação entre o espumante e a gastronomia, com a presença de 17 produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, nove produtores locais e dois restaurantes do concelho.

Os showcookings, com assinatura de vários restaurantes do concelho, prometem revelar o melhor da cozinha melgacense, cruzando tradição, criatividade e produtos locais. Ao longo dos três dias, serão apresentados pratos emblemáticos harmonizados com espumantes de Alvarinho, num verdadeiro tributo à restauração e aos sabores do território.

“A Festa do Espumante é hoje um dos eventos âncora de Melgaço, que valoriza os nossos espumantes e produtos locais, reforçando o posicionamento do território no panorama vitivinícola nacional e internacional”, afirma o autarca melgacense, José Albano Domingues, destacando que o evento “consolida a sub-região de Monção e Melgaço como referência no enoturismo“.

O programa arranca na sexta-feira, dia 28 de novembro, com a prova comentada “Os melhores espumantes da sub-região de Monção & Melgaço”, conduzida pela sommelier Diana Peixoto, e showcookings protagonizados pelos restaurantes Hotel do Peso e Adega do Sossego.

A noite contará com música ao vivo com Hourglass e DJ Mike Beret.

No sábado, Diana Peixoto volta a conduzir a prova comentada “Os melhores espumantes da sub-região de Monção & Melgaço”. Destaque para os showcookings dos restaurantes O Brandeiro e 5 Sentidos.

 Tiago Bettencourt, seguido do DJ Parreca.

O domingo, dia 30, será dedicado aos talentos locais, com o “Palco para Melgaço”, que reúne artistas e grupos do concelho, encerrando o evento com um tributo à cultura local.

O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado: sexta e sábado das 11h00 às 4h00 e domingo das 11h00 às 20h00. Para além do espaço dedicado aos stands dos produtores, os visitantes terão à sua disponibilização uma área de restauração, que conta com 108 lugares sentados, onde será possível usufruir de experiências gastronómicas únicas, conhecendo e saboreando os paladares da gastronomia regional.

Os visitantes poderão adquirir o copo oficial de provas no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5€.

PROGRAMA

28 NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

11h00 – Abertura
13h30 – Prova comentada: “Os melhores Espumantes da sub-região de Monção & Melgaço” (Parte I) | Sommelier Diana Peixoto
15h00 – Showcooking restaurante Hotel do Peso: Bacalhau à romana com mousseline de espumante, harmonizado com Espumante Alvarinho Soalheiro | Sobremesa: tiramisu com mousse de espumante.
16h30 – Showcooking restaurante Adega do Sossego: Canapés de lampreia harmonizados com Espumante Alvarinho Anselmo Mendes | Sobremesa: bucho doce com crème brûlée
18h00 ­ – Abertura oficial 
22h00 – Música ao vivo com Hourglass
00h00 – DJ Mike Beret
04h00 – Encerramento

29 NOVEMBRO – SÁBADO

11h00 – Abertura
14h00 – Prova comentada: “Os melhores Espumantes de sub-região de Monção & Melgaço” (Parte II) | Sommelier Diana Peixoto
15h30 – Showcooking restaurante O Brandeiro: Bife tártaro de Cachena, harmonizado com Espumante Alvarinho Alvaianas | Sobremesa: rabanadas com calda de espumante.
17h00 – Showcooking restaurante 5 Sentidos: Ensopado de Cachena e massinhas, harmonizado com Espumante Alvarinho Super Reserva – Quintas de Melgaço | Sobremesa: leite-creme com ervas do bosque.
22h00 – Música ao vivo com Tiago Bettencourt
00h00 – Dj Parreca
04h00 – Encerramento

30 NOVEMBRO – DOMINGO

11h00 – Abertura
14h00 – Música ao vivo “Palco para Melgaço”:
Duo: Bruno Pereira & Andréa Domingues
Duo: Alberto Rego & Bárbara Araújo
Grupo Coral Canto Jovem
“Todos em Palco”
20h00 – Encerramento

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Continente: Um “Bom Dia” para Melgaço. Nem a depressão Cláudia esmoreceu a “ansiedade positiva” de quem fez direta para ser o primeiro a chegar

Artigo Seguinte

Alvaredo comemorou S. Martinho com castanhas, rock, festa popular e espírito comunitário reforçado

Pode também ler

“Melgaço”, a marca de água que a SBG quer manter calada para não canibalizar o ‘diamante’ do grupo

Há um dado histórico que ajuda a perceber a lógica interna: num estudo académico sobre a cadeia de abastecimento da Unicer (2013), Pedras absorvia cerca de 98% do segmento “água com gás” do próprio grupo, ficando Vidago e Melgaço residuais. Reforçar “Melgaço” no grande consumo canibalizaria a Pedras (o “diamante” do segmento) e, no fundo, sem ganho líquido para a casa-mãe.
Imagem do avatar
Ler mais