Livro “Liberdade ou Evasão”, de António Lobato, é apresentado em tertúlia em Braga às 17h00

Imagem do avatar


Publicidade

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, recebe hoje, 16 de setembro, às 17h00, a tertúlia de apresentação do livro “Liberdade ou Evasão – O mais longo cativeiro da guerra”, da autoria do Major Piloto-Aviador António Lobato (1938-2024).

A sessão, organizada pela Liga dos Combatentes, contará com a presença do Tenente-coronel Piloto-Aviador João Brandão Ferreira, que fará a apresentação da obra.

Natural de Sante (Melgaço), António Lourenço de Sousa Lobato ingressou na Força Aérea Portuguesa em 1961, sendo colocado na Guiné-Bissau. Em 1963, após uma aterragem de emergência em plena missão operacional, foi capturado pelo PAIGC e permaneceu em cativeiro durante sete anos e meio, até ser libertado na Operação Mar Verde, em 1970.

Ao longo da sua carreira, António Lobato realizou mais de 360 missões aéreas e ficou para a história militar portuguesa como o prisioneiro de guerra que mais tempo permaneceu em cativeiro. Recordado como um combatente de excecional valor, honrou os pergaminhos da Força Aérea e das Forças Armadas Portuguesas.

A tertúlia, promovida pela Liga dos Combatentes e pelo Núcleo de Braga, presta homenagem à vida e ao testemunho de um patriota exemplar.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

GNR abre caça ao vinho espanhol introduzido em Portugal e ‘transformado’ em DOP e IGP

Pode também ler