Noite dos Medos: Melgaço volta a celebrar o oculto. ‘Procissão’ agora com novo trajeto

Avatar photo
Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso até ao Cemitério dos Medos, no Castelo de Melgaço, este ano com um novo itinerário: nesta edição a autarquia quer centrar a atividade o mais junto possível do centro histórico, fazendo da vila um verdadeiro cenário de terror.


Publicidade

Serões dos medos, bruxas, poções do além e outras mezinhas prometem “aterrorizar” Melgaço para mais uma “Noite dos Medos”, que acontece a 28 de outubro. A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense.

Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia preparou. O Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, marca o arranque da terrível noite, no Largo Hermenegildo Solheiro, que estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Bruxas & Feiticeiros” (categoria escola) e “Acompanhamento” (categoria grupo).

 Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso até ao Cemitério dos Medos, no Castelo de Melgaço, este ano com um novo itinerário: nesta edição a autarquia quer centrar a atividade o mais junto possível do centro histórico, fazendo da vila um verdadeiro cenário de terror. O percurso: Largo Hermenegildo Solheiro – Rua Dr.º António Durães – Largo da Calçada – Rua Direita – Castelo de Melgaço.

Já no castelo de Melgaço, o público poderá assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas, seguindo-se um deslumbrante espetáculo de fogo. Também aqui, pela primeira vez, haverá animação musical com Dj´s.

Tal como nas edições anteriores, a programação do evento “NOITE DOS MEDOS” estende-se no calendário para além do dia principal, 28 de outubro, com atividades complementares e diversificadas a decorrerem na Casa da Cultura de Melgaço.

A exposição “Máscaras do Diabo”, da autoria de Carlos Ferreira, marca o arranque do programa: de 6 de outubro a 22 de novembro. E ainda sessões de cinema, a 14 de outubro, e, a 21 de outubro, os mais pequenos são convidados a ouvir o conto “Histórias de arrepiar”.

SERÕES DO MEDOS DESPERTAM O INTERESSE DOS MAIS CURIOSOS PELO SOBRENATURAL

A autarquia volta, nesta edição, a dar continuidade aos Serões dos Medos, que teve a sua apresentação no evento de 2022. Este ano sob a temática “Prenúncios de Morte”, os serões caracterizam-se por momentos culturais e recreativos que promovem a exposição de temáticas associadas às histórias de fenómenos que assombram, relacionadas, com o sobrenatural. Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais.

As várias ações, dirigidas pelo professor Albertino Gonçalves e com relatos de histórias em 1ª pessoa, prometem decorrer num formato semelhante às historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas.

Perante condições meteorológicas adversas, que impeçam a realização do programa ao ar livre, os vários momentos desta noite acontecerão em espaço fechado – a definir.

CONCURSO DOS MEDOS: INSCRIÇÕES ATÉ 23 DE OUTUBRO

Subordinado aos temas “Bruxas & Feiticeiros” (categoria Escola) e “Acompanhamento” (categoria Grupo), o Concurso dos “Medos” vai premiar os trabalhos mais criativos. As inscrições estão a decorrer, até 23 de outubro. Os interessados devem preencher a Ficha de inscrição – aqui, entregando-a ou na receção da Casa da Cultura de Melgaço ou via o e-mail pmeleiro@cm-melgaco.pt.

Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho, é o propósito da ação que, de ano para ano tem feito as delícias da plateia com trabalhos incríveis.

Todos podem participar: comércios, associações, empresas, comunidade Escolar, instituições particulares de solidariedade ou Juntas de Freguesia, do concelho de Melgaço. Caso a organização entenda que existem propostas de outros participantes fora do concelho de Melgaço que se enquadrem no âmbito do concurso e que acrescentam valor ao evento, serão aceites.

CATEGORIAS

São admitidas as candidaturas para 2 categorias:-
– Categoria Escola: exclusivamente para a comunidade escolar;
– Categoria Grupo: apresentação de candidaturas para restante comunidade em formato de Grupo (com um mínimo de quatro elementos).

PRÉMIOS

I – Categoria Escola:

1º Prémio: Troféu de 1º classificado
2º Prémio: Troféu de 2º classificado
3º Prémio: Troféu de 3º classificado

II – Categoria Grupo:

1º Prémio: Cabaz de Produtos Locais
2º Prémio: pack de seis garrafas de Espumante Alvarinho
3º Prémio: pack de três garrafas de Espumante Alvarinho

As normas de participação encontram-se para consulta aqui.

PROGRAMA

De 6 de outubro a 22 de novembro
Exposição “Máscaras do Diabo” | Casa da Cultura

14 de outubro
Sessões de cinema | Casa da Cultura
10h30 – Patrulha Pata: o Super Filme (M6)
21h30 – THE NUN 2 (M16)

20 de outubro
Serões dos Medos – “Prenúncios de Morte” | Casa da Cultura
Com o professor Albertino Gonçalves e relatos de histórias em 1ª pessoa
14h30 – Público-alvo: alunos do Agrupamento de Escolas de Melgaço
21h00 – Público-alvo: público em geral (M/16)

21 de outubro
Contos Contigo – “Histórias de arrepiar”
| Casa da Cultura
10h00 – público-alvo: infantil

28 de outubro
“Noite dos Medos” | Largo Hermenegildo Solheiro
21h00 – Welcome Drink dos Medos
21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”
22h30 – Cortejo dos Medos | Castelo de Melgaço
23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas
– Espetáculo de Fogo

– Animação Musical com Djs

O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

“ESGOTADO”! 3ª Rota das Adegas encerra inscrições 15 dias antes do prazo

Artigo Seguinte

Armando Fontaínhas: “O preço da uva alvarinha é bom e a prova é que continuam a vir produtores de fora. Não vem para nos fazer favor nenhum, vem porque nós tivemos sucesso”

Pode também ler