O melhor ‘casamento’ entre Norte e Centro: RCVA reafirmou geminação com Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

Avatar photo
“Foi um evento muito especial e de excelente convívio confrádico entre as 20 confrarias participantes com uma ótima anfitriã. Agradecemos aos produtores de Monção e Melgaço que apoiaram a nossa participação com os seus espumantes, permitindo um momento único de harmonização com os ovos moles de Aveiro”


Publicidade

No último fim-de-semana de Setembro, uma comitiva da Real Confraria do Vinho Alvarinho deslocou-se a Aveiro para participar no XII Capítulo da Confraria dos Ovos Moles e reafirmar a geminação que tinha sido assinada no dia 3 de Março, em Monção, aquando da cerimónia capitular da confraria que representa o ex-libris da sub-região.

Na sexta feira, dia da chegada, os elementos da RCVA foram recebidos com um passeio de moliceiro pela ria de Aveiro e um jantar no restaurante parceiro da Confraria do Bacalhau de Ílhavo.

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, juntou-se à comitiva no sábado, dia 23, em representação do território do Alvarinho de Monção e Melgaço. Juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves e o vice-presidente da Federação das Confrarias Gastronomias, Sérgio Ribau Esteves, destacaram o importante papel que as confrarias representam na preservação dos produtos autóctones, dos usos e costumes e das tradições ancestrais.

“Elas representam a portugalidade que, infelizmente, começa a perder-se”.

Esta geminação centra-se na promoção conjunta de dois produtos estrela, certificados, e que se constituem distintivos dos territórios que representam e “motores” do seu desenvolvimento económico e turístico.

Foi um evento muito especial e de excelente convívio confrádico entre as 20 confrarias participantes com uma ótima anfitriã. Agradecemos aos produtores de Monção e Melgaço que apoiaram a nossa participação com os seus espumantes, permitindo um momento único de harmonização com os ovos moles de Aveiro”, notou a RCVA, congratulando as marcas da sub-região de Monção e Melgaço que se associaram, nomeadamente:

Encosta da Capela, Quintas de Melgaço, PROVAM, Alvaianas, Quinta de Alderiz, Soalheiro, By Élio Lara, Valados de Melgaco, Cortinha Velha, Reguengo de Melgaço, Adega Cooperativa de Monção; e ainda à Câmara Municipal de Melgaço pela oferta de cabazes de produtos locais entregues ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e ao Grão Mestre da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, Carlos Ferreira.

Ao Presidente da Câmara Municipal de Monção, pela deslocação a Aveiro para acompanhar e participar com a RCVA os atos protocolares, “e que tão bem representou o território”.

Aos confrades Vítor Cardadeiro, Isabel Domingues, Catarina Barbosa, Manuel Augusto Castro, Agostinho Alves, Paulo Sousa, Leonardo Ferreira, Alfredo Rio e Rita Vieira de Castro pelo empenho na representação da RCVA.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

João Gigante: ‘O fotógrafo’ que ansiava imiscuir-se na comunidade é hoje o melhor a fazer a radiografia às pessoas e à paisagem de Melgaço

Artigo Seguinte

“ESGOTADO”! 3ª Rota das Adegas encerra inscrições 15 dias antes do prazo

Pode também ler

Estradas Nacionais 101 e 202 “estão esgotadas, o que nos favorece é que, atravessando a ponte do Peso, estamos a dez minutos da A52”

"Para aquilo que estamos a fazer do ponto de vista industrial em Melgaço e que está a ser preparado também em Monção, aquilo que é o nosso fluxo de trânsito via turismo e temos mais gente a chegar cá (...) esta estrada está completamente esgotada. É uma Estrada Municipal, já não é uma Estrada Nacional".
Avatar photo
Ler mais