Isabel Ferreira inaugura Trilho do Mouro e Zona de Lazer das Veigas no dia 23 de Julho

Avatar photo
O trilho do Mouro, num investimento de cerca de 300 mil euros, foi implementado com fundos comunitários, no valor de, aproximadamente, 170 mil euros (FEDER/NORTE2020). Este trilho faz parte de uma rede mais alargada, com 15 trilhos, num total de 150 km de extensão e que permite descobrir os recantos de Melgaço a palmilhar o território.


Publicidade

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vai inaugurar, no próximo dia 23 de junho, sexta-feira, as obras do Trilho do Mouro e da Zona de Lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, Melgaço. Os projetos representam um investimento de cerca de 500 mil euros e são uma aposta do município em afirmar Melgaço como um destino turístico.

Os projetos em questão vêm completar a oferta de Melgaço no que respeita ao Turismo de Natureza, que, aliás, tem registado um enorme crescimento, atraindo visitantes de Portugal, mas também internacionais.

“São duas importantes e relevantes obras, que se assumem como potenciadoras da melhoria da experiência do nosso produto âncora, o Turismo de Natureza, e das condições de usufruto do nosso território”.

Manoel Batista

TRILHO DO MOURO

Este trilho desenvolve-se ao longo do vale do Rio Mouro, atravessando as aldeias de Cousso, Gave e Parada do Monte, num total de 18,4 km.

O Rio Mouro é resultado da confluência de três nascentes, todas em Lamas de Mouro, e daqui começa a ganhar consistência. O seu pequeno caudal vai aumentado, percorrendo cerca de 30 quilómetros até desaguar na margem esquerda do Rio Minho, na localidade de Ponte de Mouro, concelho de Monção. No seu trajeto, propicia um contacto interessante com um rico e vasto património natural e paisagístico, sustentado em águas cristalinas, límpidas e refrescantes e pontuado por locais paradisíacos que apelam à reflexão e ao descanso.

O trilho do Mouro, num investimento de cerca de 300 mil euros, foi implementado com fundos comunitários, no valor de, aproximadamente, 170 mil euros (FEDER/NORTE2020).

Este trilho faz parte de uma rede mais alargada, com 15 trilhos, num total de 150 km de extensão e que permite descobrir os recantos de Melgaço a palmilhar o território. Com a conclusão deste trilho fica, por agora, completa a Rede de Trilhos de Melgaço (saiba-se que o investimento total na rede superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos do FEDER, FEADER e VALORIZAR – Turismo de Portugal).

ZONA DE LAZER DAS VEIGAS

O município de Melgaço reabilitou os edifícios da zona de lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, para alojamento de apoio à rede de percursos pedestres e cicláveis.

Saiba-se que a área de lazer das Veigas compreende alguns edifícios que outrora foram destinados a casa do guarda-florestal. Por estarem encerrados há alguns anos, estes estavam em estado de degradação. Assim, a autarquia considerou que era fundamental dotá-los de um novo uso, mais compatível com a localização e que permitisse dignificar a área em questão.

“Será um atrativo diferenciador do nosso território, enquanto espaço de apoio a caminheiros e montanhistas”, considera o autarca.

A ação foi levada a cabo no âmbito do projeto âncora «Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho – Touring Cultural (Património Cultural/Aldeias de Portugal – Minho)» da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho INOVAÇÃO.

Ainda neste contexto, para “aproximar” a área de lazer da vila de Castro Laboreiro, desenhou-se um percurso circular, com alguns miradouros e que passa pela vila de Castro Laboreiro, atravessa o Rio Laboreiro para a respetiva margem esquerda e regressa novamente à área de lazer das Veigas. «Desta forma, promove-se a reutilização do edificado existente, enquanto se promove o pedestrianismo e a fruição da paisagem do PNPG.», refere Manoel Batista.

O investimento é de 199.655,87€, financiado no âmbito do projeto/referência “Op. NORTE-06-3928-FEDER-000187”, com 85% de cofinanciamento.

De visita a Melgaço, Isabel Ferreira irá ainda conhecer o castelo de Castro Laboreiro, um ícone e importante monumento nacional.

PROGRAMA

9h30 - Receção na Câmara Municipal de Melgaço

10h00 - Inauguração e visita ao Trilho do Mouro

11h00 - Visita ao Castelo de Castro Laboreiro

12h30 - Inauguração da Zona de Lazer das Veigas

MELGAÇO ESTÁ ENTRE OS DESTINOS TURÍSTICOS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO CERTIFICADOS PELA EARTCHECK

Melgaço tem um potencial enorme e cada vez com mais procura. O território é reconhecido pela sua riqueza e variedade em termos de fauna e flora, sendo Reserva Mundial da Biosfera Gerês-Xurés e integrando o único Parque Nacional do país, o Parque Nacional da Peneda-Gerês. De modo a assegurar a biodiversidade através da conservação de habitats naturais, da fauna e da flora selvagem, o território garante uma boa prossecução de políticas setoriais no âmbito da conservação da natureza.

Posicionar o território como um destino sustentável, com impactos no desenvolvimento local, alavancando a notoriedade da região enquanto destino turístico, aumentando por tal a qualidade da experiência do visitante e melhorando o desempenho do turismo, é um objetivo da autarquia melgacense.

“Assumirmos um rumo cada vez mais sustentável para Melgaço é um propósito com impactos enormes no futuro do nosso território único e da comunidade. O Turismo está no nosso ADN.  Por isso, apostamos num Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como destino turístico. Criámos a marca O DESTINO DE NATUREZA MAIS RADICAL DE PORTUGAL, recebemos a renovação do selo de prata da Earthcheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos, alcançando com tal a certificação como destino turístico sustentável, tornando o nosso concelho Best Practice Internacional, ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, consumo de água potável e resíduos sólidos enviados para aterro”, considera Manoel Batista.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Vamos depressa que [toda uma geração] tem pressa

Artigo Seguinte

Vinhos Dona Paterna galardoados com prata no Sommeliers Choice Awards (EUA)

Pode também ler

“Chega de Cimeiras, vamos fazer cooperação que chegue às pessoas”. José Adriano Lima desafia território a pensar num Hospital e num Centro de Meios Transfronteiriço

Cooperação transfronteiriça "está ainda no nível primário, se calhar no nível primário superior”. A travar uma cooperação mais fluida e vantajosa para o território está a dependência “da vontade dos nossos Governos nacionais”, considera José Adriano Lima.
Avatar photo
Ler mais

Bruno Pereira lança single com ‘garantia de qualidade’ do estúdio de Pedro Abrunhosa

"Esta música nasce de uma parceria muito especial. Quando surgiu a pandemia, tal como qualquer outra pessoa, vi-me obrigado a ficar em casa. Decidi fazer uma espécie de anúncio nas redes sociais em que estava à procura de poetas, porque queria conhecer pessoas do outro lado que pudessem escrever (...) A Joana Malheiro enviou-me uma mensagem, um bocado a medo, a perguntar o que é que eu estava à procura, se eu queria um texto sobre um tema específico, e na altura, disse-lhe, ‘olha, se quiseres escrever, escreve ao teu gosto, sobre o que tu quiseres, és completamente à vontade’. No dia a seguir enviou um poema. Foi bem rápido”...
Avatar photo
Ler mais