As nossas infusões

Avatar photo
A colheita é feita no ápice da floração, manualmente e de manhã. As folhas são secas a temperaturas baixas (nunca superiores a 25° C), o que mantém uma alta concentração dos óleos essenciais.


Publicidade

A aposta do Soalheiro nas infusões pretende redescobrir um potencial que todos nós, cá em Melgaço, conhecemos desde sempre: nas hortas dos nossos pais e avós, onde se praticava uma agricultura de subsistência, era habitual cultivar-se plantas aromáticas para fazer infusões ou para cozinhar. Ao longo das últimas décadas, esta tradição foi perdendo força com a revolução do Alvarinho, da qual orgulhosamente fomos pioneiros em Melgaço quando, em 1974, os meus pais plantaram a primeira vinha contínua de Alvarinho no concelho e depois, em 1982, quando criaram a primeira marca de Alvarinho em Melgaço, o Soalheiro. Essa vontade de valorizar o território, de olhar para as nossas tradições como um motor para a inovação, deu o mote para a criação da linha de infusões The Pur Terroir.

O cultivo destas plantas é certificado como biológico e promove a biodiversidade, sendo que algumas plantas crescem de forma selvagem entre as vinhas. Este projeto permite-nos abrir as nossas asas e promove a diversidade agrícola com o foco na criação de valor, na criação de conhecimento. Hoje temos um biólogo, assim como temos um enólogo nos vinhos, que com a nossa equipa tem trabalhado o enorme potencial deste território para as infusões através de um acompanhamento meticuloso desde a plantação até ao embalamento e de um processo singular.

A colheita é feita no ápice da floração, manualmente e de manhã. As folhas são secas a temperaturas baixas (nunca superiores a 25° C), o que mantém uma alta concentração dos óleos essenciais. A seleção também é manual, o que nos permite remover os caules e garantir que todas as nossas infusões têm mais de 90 % de folha, tanto na unidose como na folha solta – apenas muda o calibre, o que é uma aposta pouco usual na unidose de qualidade extrema. Atualmente já temos mais de dez referências, entre as plantas que já cá existiam e outras que se adaptaram perfeitamente ao nosso território, que vos convido a descobrir.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior

Os Verdadeiros e genuínos ambientalistas | O Espelho d’água de Castro Laboreiro

Artigo Seguinte

Saúde, o bem essencial