FITAVALE 2026: “Os Simples” sobem a palco a 22 e 23 de maio. Desta vez, cheios de “Vocabulário”

Imagem do avatar


Publicidade

O FITAVALE – Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho passa por Melgaço nos dias 22 e 23 de maio e, por cá, o Grupo de Teatro Amador Os Simples vai apresentar na Casa da Cultura de Melgaço, às 21h30, a peça Vocabulário.

Integrado na edição de 2026 do FITAVALE, o espetáculo parte da obra O Pior é que Fica, de José Maria Vieira Mendes, num exercício coletivo de criação que reúne os cinco grupos de teatro amador do Vale do Minho.

Com adaptação e encenação de Ana Perfeito, Vocabulário apresenta-se como uma sátira inteligente e corrosiva sobre a pressão do conformismo social. Com humor ácido, linguagem repetitiva e sonoridades originais, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a pressão social, o conformismo e a dificuldade de aceitar a diferença.

Em palco estarão elementos da comunidade melgacense que, ao longo de vários meses, desenvolveram um processo de criação coletiva orientado pelas Comédias do Minho.

A interpretação está a cargo de Célia Marques, Humberto Sousa, Joana Varela Santos, José Pereira, Juliana Pires, Lídia Santos, Maria do Amparo Tábuas, Maria José Ribeiro, Olívia Lima e Tânia Domingues. A composição e música ao vivo são de Dario Rocha, com sonoplastia e desenho de luz de Vasco Ferreira.

O FITAVALE decorre entre 8 e 30 de maio e reúne grupos de teatro amador dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Inspirados na obra O Pior é que Fica, cada grupo encena um dos capítulos do ciclo dramatúrgico, culminando numa maratona conjunta, no dia 30 de maio, às 15 horas, no Auditório de Verdoejo, em Valença.

Local: Casa da Cultura de Melgaço
Datas: 22 e 23 de maio
Hora: 21h30
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Semana Académica: “Se tivesse de voltar atrás, escolheria novamente a ESDL”

Artigo Seguinte

Um Alvarinho ao pôr do sol? Não é cinema, é Monção e Melgaço em celebração

Pode também ler