Oito anos depois, o Encontro de Primos Alves de São Paio volta a realizar-se em Melgaço

Imagem do avatar


Publicidade

Uma centena de descendentes da família Alves, de São Paio, volta a reunir-se em Melgaço para um encontro que tem ficado na história da família – da qual faz parte o conhecido fotógrafo Manuel Alves de San Payo (1890-1970) – e da vida social da comunidade.

Os sete irmãos de S. Paio

Dos sete irmãos da família de referência da comunidade de São Paio resultou uma extensa árvore genealógica, hoje espalhada pelo mundo, tal como os seus membros fundadores, mas que procura reunir-se em torno de um grande evento.

Em 2018, realizaram o primeiro encontro de primos, vindos de vários pontos do globo, além de Portugal, e, oito anos depois, no próximo dia 2 de maio, renovam a fotografia de grupo. O segundo encontro de primos descendentes dos ‘7 aventureiros de São Paio’ (e respetivas famílias) volta a realizar-se no espaço onde foram felizes em 2018: o salão de festas do Restaurante Tasquinha da Portela, em Paderne.

O almoço festivo de celebração do reencontro tem início marcado para as 13 horas e inaugura uma tarde de partilha de histórias e memórias, mas que contempla ainda uma visita à Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, que decorre de 1 a 3 de maio.

Os descendentes dos sete irmãos de São Paio – que já nos anos 50 tinham histórias de emigração para contar, da Argentina ao Brasil – perpetuam assim a história da frondosa genealogia e continuam a ter histórias do mundo para contar: vêm da Argentina, do Canadá, de França e de vários pontos de Portugal, como Lisboa, Porto, Aveiro e Braga.

Catarina Malheiro, organizadora do encontro em Melgaço, destaca a necessidade de coordenação de agendas para que a reunião da centena de familiares se concretizasse, mas ressalva o laço que ainda se mantém, apesar da distância a que a geografia da vida de cada família obriga. O propósito de manter viva a ligação entre familiares valida o chavão de que “a família cresce, mas a união permanece”.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

“Acordar a Terra”: O “Laboratório” de ‘saberes e sabores’ de Melgaço vai mesmo acontecer e com dois dias de festa

Artigo Seguinte

Governo ‘em peso’ na abertura da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço

Pode também ler