Essencial do discurso de Olegário Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e Presidente da Comissão Política Distrital do PSD, no Comício de abertura da campanha da AD, decorrido no dia 23 de Agosto:
“Gosto de Melgaço, é uma terra bonita, com tradição e com cultura, mas acho que ainda temos muito mais para dar a Melgaço. Na última vez que cá estive, à entrada de Melgaço havia um cartaz que dizia ‘(R)evolução’. Como é possível que alguém que esteve a governar a Câmara Municipal durante 43 anos só agora tenha dado por ela — que teria de fazer uma revolução? Então, até aqui não fizeram nada?
Essa ‘Revolução’ vai acontecer, mas será pela AD. Aí, de certeza, vamos ter uma grande revolução em Melgaço. Daqui a quatro anos, com a revolução da AD, Melgaço vai estar irreconhecível e diferente.
Vou dar três exemplos de duas câmaras do PSD e uma do PP. No distrito de Viana do Castelo, quais são os concelhos mais falados pelo desenvolvimento? Arcos de Valdevez (PSD), Monção (PSD) e Ponte de Lima (PP). Portanto, Melgaço tem de ser AD.
E quais foram as câmaras que mudaram de ‘mão’ e de que mais ninguém ouviu falar? Valença do Minho passou para o PS — desapareceu; Cerveira passou para o PS — ninguém sabe deles. Os únicos que sabem governar e trabalhar pelo futuro da nossa população somos nós, e é com o José Albano e com a sua equipa que vamos mudar Melgaço.
Dou-vos um exemplo dos Arcos, que é muito próximo de Melgaço: Gavieira. Desde os últimos Censos (2021) não perdeu população — aumentou.
E nós, como Câmara, temos a obrigação de olhar para esses territórios de uma forma completamente diferente. E sabem qual é o investimento que nós estamos a fazer na Gavieira? No Santuário de Nossa Senhora da Peneda – que vos diz muito, mas tenham paciência, é dos Arcos – vamos investir lá mais de quatro milhões de euros durante este ano e o próximo. Em São Bento do Cando (Gavieira), no âmbito da Aldeia Científica, vamos investir cerca de três milhões e meio de euros.
E agora dou também um exemplo do que aconteceu há muito pouco tempo aqui em Melgaço. Têm um investimento muito grande, enorme, que se chama Centro de Estágios. Há um mês, ligou-me uma equipa de Lisboa – o Estoril, que vinha estagiar para Melgaço – a perguntar-me se podia ir para Arcos de Valdevez, porque o relvado em Melgaço estava seco e não dava para treinar. Esqueceram-se de ligar a água durante quinze dias.
O nosso candidato a presidente da Câmara tem um grande mérito: já estamos à porta e, no dia 12 de outubro, vamos abri-la em definitivo para que esta Câmara possa ser governada por gente que gosta de Melgaço e quer o melhor para Melgaço.”

